MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Primeiro-ministro diz que não comenta cartas abertas na comunicação social


  11 Août      27        Politique (25374),

 

Espargo – O primeiro-ministro diz que não reage a cartas abertas na comunicação social, quando confrontado com a missiva do empresário colombiano Alex Saab, detido no País e a aguardar pedido de extradição feito pelos Estados Unidos.
Ulisses Correia e Silva fez essas declarações, hoje, na ilha do Sal, onde se encontra para uma visita de trabalho, durante dois dias.
“As pessoas conhecem a caixa postal do Palácio do Governo, se tiverem cartas a enviar, enviam directamente para o gabinete do primeiro-ministro. Não faço comentários sobre cartas publicadas na Comunicação Social”, reiterou.
Perante insistência dos jornalistas, Ulisses Correia e Silva foi mais claro, referindo que “não toma conhecimento” deste tipo de cartas, optando-se, também, em não falar deste caso, porque, conforme disse, está na justiça.
Alex Saab foi detido em 12 de Junho pela Interpol e pelas autoridades cabo-verdianas, durante uma escala técnica na ilha do Sal, com base num mandado de captura internacional emitido pelos EUA.
Numa carta aberta ao primeiro-ministro, e a que a agência Lusa teve acesso na segunda-feira, o alegado testa-de-ferro do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse estar detido ilegalmente em Cabo Verde, e estranhou a “inação” de Ulisses Correia e Silva, antevendo “consequências jurídicas e políticas”.
O empresário disse que está “detido ilegalmente” em Cabo Verde há 57 dias, “a aguardar que um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos infundado e com motivação política seja revisto”.
Escrita na cadeia da ilha do Sal e enviada à agência Lusa pela agência de comunicação global (YoungNetwork Group), Alex Nain Saab Morán, que se identifica como “Enviado Especial da República Bolivariana da Venezuela”, afirmou que está a ser alvo de uma “grande injustiça”.
“Foi-me negado o direito a uma audiência e a minha equipa de advogados não teve acesso ao relatório do procurador, o que é inédito na história jurídica de Cabo Verde”, acrescentou.
Na semana passada, o Tribunal de Relação do Barlavento, em Cabo Verde, decidiu extraditar Alex Saab para os Estados Unidos da América (EUA), com a defesa a anunciar que vai recorrer da decisão.
A detenção foi classificada pelo Governo da Venezuela como “arbitrária” e uma “violação do direito e das normas internacionais”, tal como as “acções de agressão e cerco contra o povo venezuelano, empreendidas pelo Governo dos Estados Unidos da América”.
Saab era procurado pelas autoridades norte-americanas há vários anos, suspeito de acumular numerosos contratos, de origem considerada ilegal, com o Governo venezuelano de Nicolás Maduro.
Em 2019, procuradores federais em Miami (EUA), indiciaram Alex Saab e um seu sócio, por acusações de operações de lavagem de
dinheiro, relacionadas com um suposto esquema de suborno para desenvolver moradias de baixa renda para o Governo venezuelano, que nunca foram construídas.

Dans la même catégorie