MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

Santa Cruz: Presidente da câmara reconhece contributo dos emigrantes no processo de desenvolvimento do concelho


  28 Juillet      39        Migration (547),

 

Pedra Badejo, 28 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, reconheceu terça-feira o contributo dos emigrantes santa-cruzenses no processo de desenvolvimento daquele município do interior de Santiago, destacando os apoios dos mesmos em tempo da pandemia.
Em declarações à imprensa, à margem do encontro com os emigrantes, que estão de férias no concelho, o autarca garantiu que o município que dirige está a apostar fortemente na infra-estruturação para que estes possam a cada ano encontrar um concelho “limpo e seguro”.
“Reconhecemos que os emigrantes são os nossos melhores parceiros do desenvolvimento. Hoje, Santa Cruz está onde está graças ao contributo dos emigrantes, por isso, que anualmente aproveitamos quanto estão de férias no concelho para os agradecer e homenagear”, reconheceu o edil santa-cruzense.
No entanto, assegurou que a câmara também tem criado condições e colocado terrenos à disposição para que estes possam construir habitações própria e também para investirem nas mais diversas áreas.
Relativamente aos investimentos, adiantou que tendo em conta que a edilidade prevê promover o turismo interno, pretende-se mobilizar os emigrantes, sobretudo os que têm casas, mas que se encontram de “portas fechadas” para as transformar em residências de dormidas.
Em conversa com a imprensa, os emigrantes mostraram-se disponíveis em investir em Santa Cruz, mas, no entanto, questionam se vale a pena investir se ainda existem “muitas burocracias” nos serviços, principalmente nas alfândegas, falta de ligações áreas da companhia de bandeira e pouca valorização.
A este propósito, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, que presenciou o encontro, admitiu a existência destes problemas, que considerou “antigos e justos”.
Daí, segundo ele, o “grande objectivo” deste ministério e da nova política do Governo com a criação deste do Ministério das Comunidades, é justamente mudar essas atitudes e percepções.
Nesse sentido, adiantou que o Executivo está a criar instituições para atender as grandes necessidades e os desafios das comunidades, isto porque, sustentou, entendem as comunidades, que são “extensão” das ilhas.
O encontro, que teve lugar no Monte Vigia, em Santa Cruz, se enquadra na comemoração das festividades de São Tiago Maior e da celebração dos 50 anos da criação do município.
O mesmo, além da apresentação das oportunidades de investimentos e auscultação das preocupações e anseios dos filhos deste município que residem na diáspora, serviu ainda para recolher subsídios para o reforço e a intensificação das acções da edilidade.
Paralelamente ao encontro, a câmara municipal assinou um acordo de geminação com a congénere da Boa Vista que os possibilitam estreitar os laços de amizade e cooperação entre as populações dos dois municípios.
O acordo que foi rubricado pelos presidentes das câmaras municipais de Santa Cruz e Boa Vista, respectivamente, Carlos Silva e Cláudio Mendonça, contempla todos os sectores do desenvolvimento.
Na ocasião, a Câmara Municipal de Santa Cruz firmou ainda um protocolo de cooperação com a Associação “Nton…Papia Ku Mi!”, liderada pela jovem cabo-verdiana e santa-cruzense, residente em Hamburgo, Alemanha, Elga Patrícia Rocha, que de entre os pontos prevê a criação de uma televisão regional a ter sede naquele município do interior de Santiago.

Dans la même catégorie