AGP Gabon : Une délégation du Fonds mondial contre le Sida reçue au ministère de la Santé ANP Inauguration d’une radio communautaire à Tibiri Gobir ANP Formation des défenseurs et commis d’office sur les mécanismes de plainte, des droits de l’homme susceptibles d’être violés et les voies de recours. ANP Fin de la rencontre annuelle des cadres du ministère de la Communication ANP Diffa : Atelier régional sur l’élaboration de la stratégie nationale des solutions durables pour les Personnes Déplacées AGP Gabon : Une double invitation pour Ali Bongo Ondimba en Azerbaïdjan ANP Première édition du Festival de l’artisanat et de la culture de Tesker (Zinder) AIP La 42e édition du Popo carnaval de Bonoua lancée le 9 février 2023 ANP Tahoua : Restitution des résultats de la recherche sur les facteurs conduisant les jeunes de la région à la radicalisation et à l’extrémisme violent AIP Le Prix Félix Houphouët-Boigny pour la recherche de la paix, une distinction dotée d’une cagnotte de 122 000 euros

Tecnologia 5G: PCA diz que CVTelecom já tem plano para ainda este ano


  17 Janvier      46        Technologie (781),

   

Cidade da Praia, 17 Jan (Inforpress) – A Cabo Verde Telecom (CVTelecom) já tem planos para a implementação da tecnologia 5G ainda ano decorrer deste ano, anunciou quinta-feira à imprensa o presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, José Luís Livramento.

O responsável fez estas declarações após a assinatura de um protocolo e cooperação entre a CVTelecom e Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), na cidade da Praia.

“O 4G está a funcionar bem. Não sou eu que o digo, nós temos todos os dias, acções de recolha de informações, seja através do nosso contacto-center, seja através das próprias reclamações que recebemos dos nossos clientes, mas, também, através de inquéritos que nós fazemos aos nossos clientes. Portanto, aquilo que nos dizem é que temos uma boa capacidade de cobertura”, afirmou.

Segundo José Luís Livramento, a cobertura 4G da CVTelecom “quase que já chega a 40% da população”, numa velocidade “muito forte”.

“A nível do caderno de encargos com a ARME, há uma exigência mínima de 6 megas, mas nós estamos acima dos 10 megas, 15 megas e às vezes até 20, 30 megas quando a carga é menor”, acrescentou.

Portanto, frisou o PCA da CVTelecom que essa velocidade “varia com a carga”, daí que a empresa vai “continuar a investir muito fortemente” no 4G.

Entretanto, frisou o responsável que a empresa já tem o programa de investimento, para este ano de 2020 e já está a pensar em dotar Cabo Verde do 5G.

“Respondendo ao apelo do governo para que estejamos sempre na crista da onda e para que não aconteça aquilo que aconteceu com o 4G, que é sermos um dos últimos países a tê-lo”, disse.

Para que não aconteça isso, José Luís Livramento afirmou que o governo está a apostar em trazer rapidamente o 5G e que “a CVTelecom está a responder a isso e já tem planos para o 5G ainda para este ano”.

Dans la même catégorie