APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants

Unitel T+ apela às autoridades que façam valer a lei e lhe permitam o acesso às estações de cabos submarinos


  16 Juillet      26        Société (45139),

 

Praia, 16 Jul (Inforpress) – A operadora Unitel T+ apelou às autoridades que façam valer as leis do país, e o próprio princípio de desenvolvimento da economia digital, e permitam que a empresa tenha acesso às estações de cabos submarinos.
Esse apelo foi feito num comunicado enviado quarta-feira à Inforpress na sequência do incidente ocorrido no passado sábado, 11, nas instalações da Cabo Verde Telecom e que prejudicou os serviços de comunicação (chamadas e internet) no país, incluindo os serviços da Unitel T+ que só foram repostos na totalidade no dia 12.
A Unitel T+ salienta que está há 12 anos em Cabo Verde e tem vindo a crescer, agregando valor para a sociedade cabo-verdiana, com uma aposta forte no mercado, além de um investimento de mais de 50 milhões de euros e criando centenas de postos de trabalho.
No entanto, queixa-se daquilo que classifica do “mercado desigual, onde “prevalece um grande desbalanceamento e desequilíbrio, sem respeito pelas leis nacionais e internacionais, especialmente as que definem o acesso livre e aberto às estações de cabos submarinos para extrair capacidade internacional”.
Uma situação, que de acordo com empresa, vem prejudicando uma sã e justa concorrência e o desenvolvimento dos serviços da Unitel T+.
“Devido à dependência de um único e exclusivo provedor de capacidade e de internet, o país sofreu, num período de dois meses, dois grandes e graves cortes totais dos serviços de comunicação, a 23 de Janeiro e no passado dia 11 do corrente ano, que seriam evitados se a Unitel T+ tivesse acesso igualitário à rede básica, conforme é garantido pelas leis”, refere o comunicado.
A Unitel T+ acrescenta ainda que sempre defendeu, em conjunto com todos os parceiros internacionais, inclusive o Banco Mundial, um modelo de exploração das infra-estruturas do país, assente numa separação estrutural em detrimento de uma separação funcional, modelo este que prevalece até ao momento e que, na sua perspectiva, não permite uma gestão transparente e eficiente das infra-estruturas críticas e irreplicáveis do país.
Neste sentido, apela às autoridades, que têm o dever do cumprimento escrupuloso da lei, que façam valer as leis do país e o próprio princípio do desenvolvimento da economia digital e permitam o acesso da empresa às estações de cabos submarinos.
“Acreditamos que só assim, o país estará em condições de atingir os objectivos do Governo, a banda larga como bem essencial e tornar-se numa importante plataforma de serviços que impulsione a economia digital”, realça a operadora de comunicação móvel.
Recorde-se que numa deliberação de 29 de Maio, publicada no Boletim Oficial, a Agência de Regulação Multissectorial de Economia (ARME) deu razão a Unitel T+ num litígio entre as duas operadoras de telecomunicações de Cabo Verde, que começou em Setembro do ano passado, quando a Unitel T+ solicitou à CVTelecom o acesso à Estação de Cabo Submarino.
A Unitel T+ pretende ter acesso à capacidade internacional no sistema de Cabos Submarinos da África Ocidental (WACS, na sigla em inglês), para o serviço de transporte de sinal e de acesso ao espaço de co-instalação.
Entretanto a CV Telecom refere a Estação WACS resulta de um investimento realizado por um conjunto de investidores, sob a forma de consórcio, do qual faz parte, considerando que “seria absurdo” que qualquer outra entidade que não seja membro do consórcio possa reivindicar o direito incondicional de acesso.

Dans la même catégorie