MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

São Vicente: Presidente angolano despede-se de Cabo Verde com honras militares no Palácio do Povo


  17 Mars      47        Politics (18679),

   

Mindelo, 17 Mar (Inforpress) – O Presidente de Angola, João Lourenço, despediu-se esta quarta-feira, de Cabo Verde com honras militares realizadas no Palácio do Povo, no Mindelo, e assistidas por cidadãos que aplaudiram os chefes de Estado dos dois países.

João Lourenço e José Maria Neves chegaram ao Palácio do Povo por volta das 09:40 com aplausos de alguns populares, que fizeram questão de assistir à cerimónia, e reuniram-se numa sala, num particular muito breve, para as despedidas oficiais.

De seguida, os dois chefes de Estado, Angola e Cabo Verde passaram pelo tapete e saíram para o exterior do palácio, onde foram presenteados com a actuação da Banda Militar, que entoou o hino militar.

Logo após os dois presidentes passaram revista às tropas e cumprimentam a comitiva cabo-verdiana, antes de João Lourenço se despedir definitivamente, sem declarações à imprensa, e entrar na viatura que o levaria ao Aeroporto Internacional Cesária Évora, para regressar, no avião presidencial, à Angola.

A visita do chefe de Estado angolano a São Vicente, que se iniciou nesta terça-feira, após dois dias na Cidade da Praia, inaugurou a Presidência de José Maria Neves, no quadro da descentralização e que tem entre os objectivos realizar actividades no Palácio do Povo, na cidade do Mindelo.
Ademais, na noite desta terça-feira, o palácio mindelense recebeu a cerimónia de condecoração de José Maria Neves a João Lourenço, com a mais alta distinção do Estado de Cabo Verde, 1º Grau da Medalha Amílcar Cabral em reconhecimento ao seu “percurso e liderança na promoção da paz” no continente africano.

Na ocasião, João Lourenço declarou-se “profundamente honrado” e classificava a homenagem “não como um acto de natureza pessoal, mas sim, e fundamentalmente, como um gesto de reconhecimento do papel que o povo angolano desempenhou com “profunda entrega” no quadro da luta do movimento de libertação nacional africano, pela erradicação do Regime do Apartheid na África do Sul e, consequentemente, a libertação dos povos da África Austral.

Conforme a mesma fonte sentiu uma “emoção maior” por estar a partilhar o momento com os cabo-verdianos que geraram “um dos melhores filhos de África”.

Antes disso, o Presidente de Angola afirmou que vir a São Vicente era uma oportunidade que o seu homólogo José Maria Neves lhe deu de “pagar uma dívida com os sanvicentinos por nunca ter pisado a ilha”.

João Lourenço falava após receber as chaves da cidade do Mindelo numa cerimónia, nesta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), com a presença do Presidente da República José Maria Neves, o presidente da CMSV, Augusto Neves, a presidente da Assembleia Municipal, Dora Pires, e demais delegações.

“No rol dos amigos cabo-verdianos que tenho, alguns deles são daqui de São Vicente e nunca me perdoaram o facto de eu me ter esquecido sempre de São Vicente nas minhas deslocações a Cabo Verde. Portanto, esta oportunidade que o Presidente José Maria Neves me deu foi para este fim, de vir pagar a dívida e fazer as pazes com os sanvicentinos”, afirmou.
A partir de agora e uma vez com as chaves da cidade do Mindelo no bolso, virá a São Vicente, segundo ele próprio, muito mais vezes, até sem aviso prévio.

O chefe de Estado angolano disse saber que “São Vicente é uma ilha, de todas as ilhas, que está com as janelas mais abertas ao mundo”, pelo que, afirmou que “não conhecer São Vicente é não conhecer Cabo Verde”.
Isto numa alusão à música “Esse país”, de Manuel de Novas, eternizada por Cesária Évora e lembrada pelos sanvicentinos.

Dans la même catégorie