MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Covid-19: Director das Operações do Banco Mundial “impressionado com sucesso” da campanha de vacinação no País


  5 Juillet      58        Santé (15388),

 

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O director das Operações do Banco Mundial declarou-se esta segunda-feira, na Cidade da Praia, “impressionado com o sucesso” da campanha de vacinação contra covid-19 em Cabo Verde, que apontou como “líder em África” nesta matéria.
Axel Van Trotsenburg, que se encontra de visita a Cabo Verde, falava aos jornalistas depois de visitar o Centro de Saúde da Achada Santo António, na Cidade da Praia, onde foi informado pelas autoridades de saúde de todo o processo e dos resultados conseguidos.
Axel Van Trotsenburg afirmou que Cabo Verde avançou “muito rapidamente” nesse processo de vacinação, sendo hoje “o líder em todo o continente africano”.
“Cabo Verde é líder em África. O País avançou rapidamente no processo de vacinação e tem uma taxa de vacinação muito alta quando comparado com outros países do continente. Nós parabenizamos o Governo. Eu estou muito impressionado com o sucesso da campanha de vacinação”, declarou Axel Van Trotsenburg.
Entretanto, exortou o Governo a continuar na mesma senda, já que, conforme frisou, a covid-19 continua a ser um desafio, adiantando que o banco Mundial vai continuar a apoiar Cabo Verde nesta luta.
Nesta visita, o director das Operações do Banco Mundial esteve acompanhado do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e do secretário de Estado da Saúde, Evandro Monteiro, que adiantou que esta visita veio reforçar aquilo o País tem estado a fazer relativamente à mobilização das vacinas e tudo o que fez desde os primeiros momentos.
“Conseguiu-se mobilizar mais de um milhão de doses de vacinas que foram disponibilizadas a toda a população. Nesta visita pudemos demonstrar todo o trabalho que está por detrás desse processo. Neste momento Cabo Verde tem quase 85% da sua população elegível completamente vacinada”, apontou.
Evandro Monteiro precisou que, actualmente, os profissionais alvos, como os da saúde, a polícia e as pessoas com mais de 65 anos “estão praticamente 100% vacinadas”.
“Hoje estamos com quase 30% com a primeira dose de reforço, introduzimos a quarta dose para a população adulta, maior de 19 anos”, acrescentou, adiantando ainda que Cabo Verde já está a organizar a vacinação para as crianças.
Feitos que, na perspectiva do governante, representam “ganhos importantes” do sistema, tendo em vista a garantia da segurança sanitária.
Cabo Verde, de acordo com informações do Governo, foi o primeiro país em África financiado pelo Banco Mundial para aquisição de vacinas da covid-19, bem como de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e fatos de proteção, entre outros, de modo a garantir a proteção dos profissionais da saúde na implementação eficaz da campanha de vacinação.

Dans la même catégorie