MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

São Vicente: Governo vai continuar a investir na ETAR com objectivo de alargar a opção – ministro


  25 Août      38        Agriculture (4144), Environnement/Eaux/Forêts (6480),

 

Mindelo, 25 Ago (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que o Governo vai continuar a investir na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com o objectivo de alargar esta opção com “melhor tratamento e distribuição” de água.

Gilberto Silva esteve na ETAR de São Vicente para, conforme disse, visitar as obras de beneficiação ali concretizadas e que custaram 153 mil contos, entre elas o desassoreamento e a beneficiação das lagoas, os órgãos de separação dos sólidos e o tratamento das lamas.

Tudo isso, sintetizou, no sentido de tornar a ETAR numa unidade “cada vez mais funcional” e capaz de produzir uma água de qualidade.

O ministro informou que na ETAR de São Vicente já se faz, no âmbito deste investimento, o tratamento terciário, visando dar melhor qualidade à água destinada a agricultura.

“Estamos a falar de 1.700 metros cúbicos de água/dia, uma quantidade já suficiente e que está a beneficiar cerca de 300 agricultores em São Vicente, entendemos que é este o caminho e o Governo vai continuar a investir na ETAR com o objectivo de alargar esta opção”, concretizou o governante.

É que, segundo o ministro, há que haver “um melhor sistema de tratamento e de distribuição da água residual”, pelo que o Governo se encontra a trabalhar na definição de um plano de irrigação “como deve ser”, com base no qual será feita uma distribuição da água “a mais racional, justa e transparente possível”, pelo que os investimentos vão neste sentido.

Para Gilberto Silva, no quadro da disponibilização da água, faz sentido diversificar as fontes da sua mobilização e, portanto, continuou, o tratamento das águas residuais e a sua utilização segura na agricultura é um caminho.

Assim como a dessalinização em condições vantajosas, prosseguiu, para se poder operar a “um custo abordável” na produção de água e o próprio agricultor possa desenvolver de forma rentável a sua exploração.

“Portanto, este é que é o caminho e nós entendemos que daquilo que se fez e que se está a fazer estamos numa boa direcção, vamos ter de continuar e até acelerar nalguns casos para podermos cumprir com o programa do Governo”, concluiu o titular das pastas da Agricultura e Ambiente.

No quadro da sua deslocação a São Vicente, o ministro Gilberto Silva procede, esta tarde, à apresentação da linha de crédito agropecuário e manterá ainda um encontro com agricultores, ambas as actividades previstas para o auditório do Instituto do Mar (Imar).

Dans la même catégorie