Bissau, 10 Mai 24 (ANG) – O ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática instou os participantes a espalharem as informações partilhadas no Fórum de Reflexão da 1ª Edição do Diálogo Nacional sobre o Ambiente que decorreu em Bissau, de 06 à 09 de Maio, sob o Lema “ Juntos pelo Ambiente: Construindo Pontes para a Sustentabilidade”, para que todos possam saber o que foi debatido.
Viriato Soares Cassamá que falava no ato de encerramento do evento, enalteceu a empenho dos participantes nos debates dos temas abordados e chamou-os de soldados do ambiente, para a mudança do país que diz ser da responsabilidade de todos.
Os participantes do primeiro fórum de reflexão do Diálogo Nacional sobre o Ambiente recomendaram a proteção e conservação das zonas húmidas da cidade de Bissau contra os efeitos das mudanças climáticas.
No fórum que constituiu uma ocasião de partilha da visão sobre o ambiente para os próximos anos,cuja cerimónia de encerramento foi presidida pelo Primeiro-ministro Rui Barros, os participantes produziram uma visão consensual sobre os desafios e problemas ambientais que a Guiné-Bissau enfrenta.
Sugeriram a elaboração de um plano de ação com propostas consensuais especificas e prioridades para a resolução, à curto,médio e longo prazo, dos problemas de gestão do setor ambiental, e recomendaram uma governação ambiental integrada, adotada aos desafios das mudanças climáticas.
Recomendaram uma gestão integrada e sustentada dos recursos naturais e da biodiversidade e gestão sustentável do ambiente marinho e costeiro ou a económia azul, a restauração de um sistema que oferece proteção contra a erosão costeira e o reforço da gestão dos resíduos, entre outras.