MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Antiago: Governo assina contratos-programa com os nove municípios para melhor as condições de vida das famílias


  31 Mars      57        Politique (25374), Société (45143),

 

Achada Igreja, 31 Mar (Inforpress) – O Governo, através do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, assinou esta quarta-feira, em São Salvador do Mundo, contratos-programa com os nove municípios da ilha de Santiago, visando melhorar as condições de vida das famílias, sobretudo as necessitadas.

Trata-se dos municípios da Praia, Ribeira Grande, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz, São Miguel, Tarrafal, Santa Catarina e São Salvador do Mundo.

O contrato-programa contempla as áreas de garantia de acesso ao pré-escolar, que vai beneficiar 1.517 crianças (8.085.851 escudos), de apoio integrado a família, 2.219 famílias (19.295.949 escudos), e na área de cuidados a idosos que visa melhorar as condições de vida de 25 idosos do município da Praia (1.000 contos).

Na ocasião, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, adiantou que os contratos-programa, ora assinados, vão ajudar a minorar os problemas das famílias, sobretudo as necessitadas.

No entanto, esclareceu que o que efectivamente melhora as condições de vida e fazem as pessoas ascenderem socialmente é a criação de emprego e o crescimento económico.

Para que isso aconteça, adiantou que “temos que ter uma retoma económica forte e sustentável para que a nossa económica possa dar qualidade de vida a todos os cabo-verdianos”.

E neste quadro “difícil e incerto”, numa alusão à guerra na Ucrânia, à pandemia da covid-19 e aos três anos de seca, o governante alertou que não há tempo para outra questão qualquer que não seja a cooperação entre Governo e câmaras municipais, entre municípios e ONG, e entre o Governo com as autoridades que labutam com as questões sociais e económicas.

Por sua vez, o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Herménio Fernandes, que considerou o acto de “nobre”, disse acreditar que os municípios contemplados vão estar em melhores condições para acudir as famílias mais vulneráveis dessa ilha.

A mesma fonte lembrou que a ilha de Santiago, que alberga 51% da população de Cabo Verde, tem a maior bolsa de pobreza absoluta e pobreza extrema do País.

A mesma fonte lembrou que a ilha de Santiago, que alberga 51% da população de Cabo Verde, tem a maior bolsa de pobreza absoluta e pobreza extrema do País, e pediu “maior atenção” do Estado e do poder local para solucionar os problemas, que afectam todas as esferas do desenvolvimento.

O também presidente da Câmara Municipal de São Miguel pediu aos autarcas “mais rigor” na gestão dos contratos-programa e na implementação das medidas.

Interveio ainda no acto, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de São Salvador do Mundo, e que reuniu os autarcas dos nove municípios da ilha de Santiago, o presidente da Associação dos Municípios de Santiago (AMS), Carlos Silva, que considerou o acto de “simbólico” mas de “extrema importância”.

O autarca santa-cruzense disse acreditar que o montante disponibilizado aos nove municípios vai ajudar a satisfazer as necessidades das famílias, e prometeu, em nome dos colegas, “triplicar” o valor e fazer o uso do mesmo para o bem das famílias, sobretudo as necessitadas.

Dans la même catégorie