MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Associação de Turismo de Santiago “satisfeita” com previsão de 121 escalas de navios de cruzeiro em 2023


  16 Janvier      25        Tourisme (369),

 

Cidade da Praia, 16 Jan (Inforpress) – O presidente da Associação de Turismo de Santiago (ATS) mostrou-se hoje “satisfeito” com a previsão de 121 escalas de navios de cruzeiro em 2023, o que mostra “de facto” que Cabo Verde é um “destino turístico seguro”.

Eugénio Inocêncio fez esta consideração à Inforpress e enfatizou que tal previsão é um indicador “fundamental” para o País, porque é um sinal de que Cabo Verde já é um destino turístico para este tipo de turismo de cruzeiro.

Todavia, este responsável afirmou que neste momento, sobretudo a ilha de Santiago, já tem uma oferta turística que permite os turistas consumir e recolher aquilo que se transforma em recordação da viagem de uma estadia.

Por outro lado, realçou que infelizmente a parte positiva não tem sido idêntica ao potencial, principalmente por uma “questão de segurança”, sublinhando que muitos operadores têm “receio” pelas notícias que circulam relativamente à criminalidade na Cidade da Praia, mormente na ilha de Santiago.

“Poderia facilitar e tirar melhor proveito desta escala, mas a questão de segurança é uma questão a nível social que ultrapassa as empresas para que os turistas circulem com mais tranquilidade”, precisou a mesma fonte, o que, continuou prejudica a circulação dos turistas pela ilha, como ir a um restaurante e aos sítios que vendem artesanatos, e outras ofertas que se pode ter para este tipo de turismo.

Nesta linha, o presidente da ATS apontou uma outra questão que impossibilita também os operadores turísticos de tirarem “maior proveito” dessas escala, que é a reorganização da oferta turística para encontrar soluções para os problemas de financiamento que lhes permite reactivar as ofertas.

Questionado ainda se as agências, direcção de turismo e restaurantes estão organizadas para receber as escalas desses navios, o responsável afirmou que estão organizadas, mas que a “grande questão” está ao nível da oferta para vender os seus produtos e serviços.

Para isso, continuou, é preciso melhorar as condições de financiamento das empresas para poderem produzir mais e vender mais.

Além disso, à questão se Cabo Verde está preparado para receber grande fluxo de turistas, Eugénio Inocêncio assegurou que o País está a preparar-se e que o aumento do fluxo de turistas está ligado à capacidade de oferta, e “não há um momento de stress entre uma coisa e outra”.

“Os turistas vão a um sítio porque aquele lugar tem capacidade de receber os turistas, porque tem hotéis com quartos suficientes para os turistas que vão e também os restaurantes suficientes para a demanda de procura de comidas e outros serviços”, acrescentou.

No entanto, destacou que o crescimento do turismo em Cabo Verde vai continuar com tranquilidade.

“Nós temos que prestar muita atenção na construção da oferta e a questão do financiamento é importante, a segurança e a mobilidade dos transportes marítimos, aéreos terrestres, ou seja, um conjunto de transportes é fundamental para garantir a circulação. E tudo isto gira em torno da decisão do empreendedor em fazer as coisas e dar as condições de financiamento que permitem construir”, sublinhou presidente da Associação de Turismo de Santiago.

Dans la même catégorie