MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Cabo Verde poderá começar a administrar vacinas da AstraZeneca ainda esta semana – Director Nacional da Saúde


  23 Mars      43        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 23 Mar (Inforpress) – O director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse segunda-feira que Cabo Verde poderá começar a aplicar as vacinas da AstraZeneca ainda esta semana, após estas terem sido consideradas “seguras” e “eficazes”.
Jorge Noel Barreto, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o balanço da pandemia em Cabo Verde, afirmou que se está a terminar a vacinação, com o imunizante da Pfizer, dos profissionais de saúde que estão mais na linha da frente, mas acredita que ainda esta semana se vai poder dar início as vacinas das AstraZeneca.
“Como já sabemos, houve um parecer favorável, dizendo que a vacina é segura e eficaz e que os efeitos que estavam a ser considerados que tivessem alguma inflamação não tinham relação com a vacina”, acrescentou, lembrando também que “cada produto, cada vacina, pode ter a probabilidade de causar um efeito adverso nas pessoas”.
Jorge Noel Barreto alertou ainda as pessoas no sentido de que se a vacina não fosse segura, por exemplo, a Europa não estaria a reclamar que esta fabricante, a AstraZeneca, lhe forneça as doses que ainda não forneceu.
“Se estão a reclamar as doses que ainda não foram entregues é porque a vacina é segura e eficaz para ser administrada”, realçou.
A vacina da AstraZeneca foi suspensa em vários países da Europa, após ampla análise sobre indícios de surgimento de coágulos em vacinados. Entretanto, a Entidade reguladora de medicamentos da União Europeia já recomendou o uso do imunizante.
Em Cabo Verde, o arranque da administração da mesma foi suspenso por motivos de segurança. Entretanto, o presidente da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), Eduardo Tavares, assegurou na semana passada que a vacina da AstraZeneca é eficaz e segura, recomendando a sua utilização no plano de vacinação no País.
A campanha de vacinação arrancou na sexta-feira, 19, em todo o País, com o imunizante da Pfizer. Conforme previsto no plano de vacinação, serão imunizados, primeiro, os profissionais de saúde e profissionais da linha da frente, seguidos de grupos de risco.
O Governo pretende atingir mais de 70% da população com a vacinação contra a covid-19 ainda este ano.

Dans la même catégorie