Bissau,02 Dez 22(ANG) – O ministro das Comunidades de Cabo Verde afirmou que o seu país valoriza os sucessos diplomáticos da Guiné-Bissau em particular do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló no quadro da CEDEAO culminados com a sua eleição à presidência desta organização sub-regional.
Jorge Santos falava hoje à imprensa à saída de uma audiência de cortesia ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, no âmbito da visita oficial de três dias que efetua ao país.
O governante cabo-verdiano enalteceu igualmente todos os trabalhos e os ganhos obtidos na governação no país, bem como o clima de credibilidade internacional e nacional e de estabilidade que se vive na Guiné-Bissau neste momento.
Disse por outro lado que, na qualidade do ministro das Comunidades, que Cabo Verde pretende dar uma nova centralidade as suas comunidades, tendo em conta que tem dois terços da sua população na diáspora.
Jorge Santos frisou que, para o efeito, a estratégia do Governo cabo-verdiano é encurtar as distâncias e fazer a melhor integração dos seus concidadãos em Cabo Verde mas também dialogar com as autoridades dos países de acolhimento, caso da Guiné-Bissau, para a melhor integração dos cabo-verdianos.
O diplomata cabo-verdiano acrescentou que as autoridades do seu país querem ver reforçadas as boas relações entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde no domínio da cultura, mas também desportiva, económica e financeira, para que haja, de facto, o desenvolvimento do espírito de investimento e das trocas comerciais entre os dois países.
“Já ficaram para trás os tempos de intenções. As pessoas querem ações, querem ver os seus negócios concretizados, ganhar os rendimentos, querem fazer o seu comércio e fazer a economia funcionar”, salientou.
Jorge Santos disse que abordou com o Presidente da República a necessidade de se resolver o problema dos transportes marítimo, aéreo, e diz que são projetos que os dois países devem equacionar em conjunto.
“E dentro de dias vamos ter voos aéreos entre Praia e Bissau e isso é fundamental para desencadearmos essas ações e aproveitar esse bom momento de muita credibilidade não só de Cabo Verde como também da Guiné-Bissau”, salientou Jorge Santos.
Por sua vez, a Secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Salomé dos Santos Alouché reiterou a vontade do Governo guineense de dinamizar as relações com Cabo Verde em diferentes domínios de interesse mútuo e de implementar os protocolos de acordos na área das Comunidades.
A governante guineense disse ser importante a realização da Comissão Mista que tinha sido prevista no âmbito do acordo geral de cooperação firmado em 2015, aquando da visita da ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa a Cabo Verde.
Salomé dos Santos manifestou ao governante cabo-verdiano o desejo do Governo da Guiné-Bissau de celebrar um acordo de mobilidade e de livre circulação, na base de reciprocidade de entrada e permanência de cidadãos em Cabo Verde. ANG/ÂC//SG