MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Covid-19: Delegado de Saúde da Brava preocupado com comportamento das pessoas


  3 Juin      49        Santé (15387), Société (45143),

 

Cidade da Praia, 03 Jun (Inforpress) – O delegado de Saúde na Brava, Júlio Barros, declarou-se esta quarta-feira “preocupado” com a situação sanitária na ilha e adiantou que vai reforçar as acções de sensibilização e informação das pessoas que, afirmou, não têm colaborado.
“A situação da Brava é preocupante porque o número de casos está a aumentar e a maioria das zonas já registou casos de covid-19. A minha preocupação maior tem a ver com o comportamento das pessoas”, disse Júlio Barros adiantando que a delegacia de Saúde tem recebido denúncias de pessoas infectadas a circularem nas ruas quando a recomendação é para o isolamento.
“A delegacia de Saúde tem deslocado sempre juntamente com a Protecção Civil e a Polícia Nacional para orientar as pessoas”, disse o delegado de Saúde da Brava, em declarações à Rádio de Cabo Verde.
Com vista a reverter esta situação adiantou que ficou decidida a realização, todas as quintas-feiras, de um encontro com os parceiros para a avaliação da situação e definição de mecanismos a adoptar para melhorar a situação epidemiológica na ilha.
Para já Júlio Barros disse que já solicitou junto do Ministério da Saúde, mas meios materiais e humanos para melhores respostas.
Igualmente vai solicitar apoios da Cruz Vermelha, com a disponibilização de voluntários para ajudar sensibilização da população.
Já falamos com o Ministério de Saúde em termos de reforço das viaturas, de enfermeiros e médicos que podem vir aqui dar formação e ajudar na organização do hospital. “Vamos solicitar à Cruz Vermelha a disponibilização de voluntários para distribuição de panfletos nas zonas, com carro de som para mais informação e educação dos bravenses”, explicou.
Entretanto, o delegado de saúde adiantou que há “alguma tranquilidade” quanto aos idosos, considerados a camada mais letal face á covid-19, já que a maioria já está vacinada.
“A nossa principal preocupação tem a ver com a educação das pessoas”, afirmou Júlio Barros. A ilha Brava tem neste momento 66 casos activos com os 36 registados no dia 01 de Junho, data que liderou a contagem dos casos diários.
Hoje registou apenas um caso, resultado da única amostra analisada.
Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos provocadas pela covid-19, sendo um na Praia e outro em Santa Catarina, tendo sido notificados também 271 novos casos, de um total de 974 amostras analisadas.
A pandemia do novo coronavírus ultrapassou hoje os 171 milhões de casos de infecção a nível mundial, com o registo de mais de 478 mil novos contágios nas últimas 24 horas, conforme indicou o balanço da France-Presse (AFP).
No total, e desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado na China em Dezembro de 2019, pelo menos 171.096.690 casos de infecção foram oficialmente diagnosticados em todo o mundo.

Dans la même catégorie