ANG Luta Livre/“Falta de pagamento de prémios aos atletas pode pôr em causa a participação do país nos Jogos Olímpicos”, diz Presidente da Federação da modalidade ANG Diplomacia /Presidente da República reitera que aliança entre Bissau e Moscovo se manterá para sempre AIP Maférima Diarrassouba fait la dédicace de son livre sur les 60 ans de l’hôtel Ivoire AIP Mahamat Idriss Deby déclaré vainqueur de la présidentielle au Tchad (Résultats provisoires) AIP Le marché de l’assurance automobile se porte bien en Côte d’Ivoire (Expert) AIP Laurent Tchagba présente l’ambitieux programme de la Côte d’Ivoire pour la restauration du couvert forestier au FNUF à New-York AIP Football: les résultats de la 26 è journée de ligue 1 AIP Les meilleurs journalistes scientifiques récompensés ce vendredi AIB Burkina : Le PAM offre un lot de matériels au Secrétariat permanent à l’initiative présidentielle ANP Niger : Poursuite de la réception des contributions au profit du FSSP

Covid-19: Presidente São-tomense apela Comunidade Internacional para que testes sejam realizados no País


  6 Mai      19        Divers (1659),

 

São-Tomé, 06 Maio 2020- ( STP-Press ) – O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho considerou hoje de “deveras preocupantes” o aumento de casos do coronavírus [ a Covid-19 ] no País, e, apelou a comunidade internacional “de modo a assegurar que os testes diagnósticos sejam realizados em STP e de forma continua”.

O Chefe de Estado são-tomense fez estas declarações esta manhã na abertura de uma reunião sobre a evolução da Pandemia no País com presença dos titulares dos órgãos da soberania, com realce para o Presidente do Parlamento, Delfim Neves, o Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, bem como a coordenadora das Nações Unidas em São Tomé, Zhaire Virane e a representante da OMS, Anne Ance entre outras individualidades.

Na sua mensagem introdutória, Evaristo Carvalho disse que “faço um veemente apelo à Comunidade Internacional, na pessoa de Vossas Excelências, a Coordenadora Residente do Sistemas das Nações e a Representante da OMS, de entre outras questões que serão vistas com o Ministério da Saúde, o Laboratório e os respectivos reagentes, de modo a assegurar que os testes diagnósticos sejam realizados em STP de forma continua”

Tendo argumentado que “solução encontrada de envio de testes para o estrangeiro não parece ser a mais indicada, e assistência técnica para garantia da biossegurança,”- o Presidente Evaristo Carvalho sublinhou que “igualmente preocupa-me a questão dos ventiladores, bem como assistência técnica para o seu adequado funcionamento e formação de quadros nacionais para a sua utilização, incluindo de intensivistas”.

“O quadro é muito sombrio. É deveras preocupante”- disse para depois sublinhar que “por isso, temos que mudar o paradigma dos trabalhos desta reunião, pois, a situação alterou-se profundamente de sábado para hoje. Claro que não me refiro à realidade em si, mas à nossa apreensão da mesma. Ao conhecimento que temos hoje da realidade. E é a luz dessa dura e cruel realidade que devemos conduzir os trabalhos da reunião”.

 “Os resultados chegaram e são simplesmente assustadores. Dir-se-ia que caiu uma bomba no nosso País. De um total de 213 casos, 161 casos positivos! 76%!”, disse Evaristo Carvalho, tendo sublinhado que “Sabíamos que havia casos de contaminação no seio da população, na altura com 1 óbito oficial e que alguns quadros de saúde tinham sido infectados no Hospital Dr. Ayres de Menezes, mas estávamos longe de imaginar que o nível de contaminação fosse tão elevado. È caso para perguntar, quantos casos positivos teriam sido encontrados se tivéssemos testado 1.000 ou dois mil casos, em vez dos 213 enviados ao laboratório de Gana”.

Quanto aos temas a serem abordados na reunião de hoje o presidente manifestou desejo de aprofundar várias questões sobre a pandemia do País tais como, “aspectos epidemiológicos, em que fase estamos, e como lidar com a situação, diagnósticos de novos casos: qual a capacidade de testagem enquanto não chega laboratório, quais as medidas de controlo da transmissão e propagação da doença”

Como outros assuntos da reunião Evaristo Carvalho citou ainda “ como garantir a segurança dos profissionais dos profissionais de saúde, bem como demais pessoas envolvidas na luta contra a doença, qual a capacidade do sistema de saúde para aguentar o impacto da doença na sua estrutura, informação e comunicação com a população: que avaliação fazemos; que aspectos necessitam de melhoria, para que as mensagens sejam bem recebidas, entendidas e interiorizadas”.

“Finalmente, aspectos que se prendem com a coordenação e liderança de todo o processo. Este aspecto é de importância crucial no combate a Covid-19 no País”, sublinhou ainda o Presidente no âmbito dos assuntos da reunião.

De acordo com os últimos dados divulgados sobre a evolução da Covid-19 no País, as autoridades confirmaram na tarde de terça-feira 13 novos casos positivos da doença que se juntaram a um anterior total de 174 casos dos quais, 4 já recuperaram, 9 estão em internamento hospitalar, 12 em isolamento domiciliar e outros sob controlo da equipa médica de vigilância.

Fim

Dans la même catégorie