MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Economia/PM quer estabelecer com FMI programa mais “alargado e ambicioso”


  22 Avril      23        Economie (20995),

 

Bissau,22 Abr 21(ANG) – O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam defendeu hoje a negociação de um programa mais « alargado e ambicioso » com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que permita concretizar o Plano de Investimento Público, sobtretudo a construção de infraestruturas.

Segundo um comunicado do governo, a  posição foi transmitida durante uma reunião virtual entre o primeiro-ministro guineense e dirigentes do FMI.

Na sua intervenção, o chefe do Governo manifestou aos  responsáveis do FMI para a Guiné-Bissau a imperiosa necessidade de ser adotado um programa mais alargado e ambicioso, que permita  ao país dispor de recursos para materializar o plano emergente de investimento público, tendo em conta que é urgente resolver os problemas de falta de infraestruturas.

Nuno Gomes Nabiam abordou também a questão da reforma e modernização da administração pública do Estado.

 O documente refere que o primeiro-ministro fez saber ao FMI da prioridade do Governo de iniciar, o mais breve possível, o processo, há muito adiado, que irá permitir ao Estado poupar perto 30 mil milhões de francos cfa (cerca de 45 milhões de euros) e libertar recursos para reinvestimentos fundamentais em outras áreas.

O ministro das Finanças, João Alaje Mamadú Fadiá anunciou na ocasião  que a Guiné-Bissau pretende aceder ao Programa de Crédito Alargado do FMI em 2022.

Uma missão do FMI deverá chegar ao país ainda este mês para discutir um programa de referência .

Segundo João Fadiá, o programa de referência não disponibiliza fundos, mas exige evidências de boas práticas e estebelece metas que deverão ser cumpridas.

« Se forem cumpridas, mostra-se que é bom aluno e passa-se para fase seguinte », disse Fadia ,salientando que a visita do FMI vai ocorrer entre 28 de Abril e 18 de Maio.

O programa de referência, segundo o ministro, inclui três revisões, a última das quais em Março de 2022.

« Se tudo correr bem, em março de 2022 poderá ser feito um Programa de Crédito Alargado. E se tudo correr bem, haverá um segundo saque de facilidade do crédito rápido », ou seja, se o programa de referência for satisfatório a Guiné-Bissau terá acesso à mais 20 milhões de dólares, explicou.

Guiné-Bissau beneficiou da Facilidade de Crédito Rápido e isso permitiu ao país mobilizar 50% da sua quota, ou seja, 20 milhões de dólares (16,8 milhões de euros), que entraram nas contas em Janeiro.

« O programa de referência é mais ou menos um entrar na convivência com o FMI, o que vai permitir a outros doadores institucionais terem condições para voltar a pensar em dar apoios orçamentais à Guiné-Bissau », salientou o governante.

Dans la même catégorie