MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Governo reafirma compromisso da criação de centros socioeducativos em bairros mais vulneráveis do País


  7 Septembre      27        Société (45152),

 

Cidade da Praia, 07 Ago (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, reafirmou hoje que o Governo já assumiu o compromisso de criar mais centros socioeconómicos, garantindo a protecção das crianças e o seu melhor aproveitamento escolar.
Lídia Lima fez esta intervenção durante a abertura do encontro de socialização do Projecto de Reforço da Capacitação Interventiva do Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e formação interventiva no tratamento de crianças na rua nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal.
O objectivo é reforçar a capacidade técnica e interventiva do ICCA, com vista a diminuir o número de crianças e adolescentes em situação de rua.
Na ocasião, a governante referiu que o “Executivo tem um forte compromisso de estar atento às situações que podem pôr em causa a sã convivência da criança no seu meio”.
Nesta linha, avançou, o Governo assumiu que vai “abrir mais centros socioeducativos” nos bairros mais vulneráveis do País, para as crianças que vivem no seio de famílias com problemas de alcoolismo, habitação, alimentação, entre outros.
Sobre a formação do projecto de reforço da capacitação do ICCA, reiterou ser “importante para o País”, sendo que está alinhado com os objectivos da governação desta legislatura e que “vai ao encontro de tudo aquilo que o Governo” tem vindo a traçar, em matéria de infância e protecção de menores.
O ICCA, em parceria com a PLAlN-BORNEfonden (Dinamarca), mobilizou um financiamento externo, 23 mil contos, por um período de um ano, cujo objetivo é reforçar a capacidade técnica e interventiva do ICCA, relativamente aos cuidados e a abordagem de/na rua.
O referido projecto inclui acção de cariz profissional para os adolescentes, com estímulo ao auto-emprego e disponibilização de kits profissionais no final do projeto.
A presidente do ICCA, Maria Lima, disse que em Cabo Verde já foram identificadas várias crianças em situação de rua, principalmente nas grandes cidades das ilhas do Sal, São Vicente, Santiago e Boa Vista.
Afiançou que são vários os motivos que levam as crianças à rua, nomeadamente a procura do sustento, abandono, a negligência por parte dos pais, as condições de habitação, maus tratos, entre outros.
Atestou que o projecto vai reforçar os trabalhos que vêm sendo feitos nos centros “Nôs Casa”, nas ilhas do Sal e Santiago e trabalho que está sendo desenvolvido pelo núcleo em São Vicente.

Dans la même catégorie