MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Governo reconhece que é necessário continuar a investir e proteger os trabalhadores de saúde 


  22 Septembre      40        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O secretário de Estado-adjunto do ministro da Saúde reconheceu hoje a “inabalável dedicação” de todos os trabalhadores de saúde na luta contra a covid-19 e realçou a necessidade de continuar a investir e proteger esta classe.

Evandro Monteiro fez essas considerações hoje, na Cidade da Praia, durante a sua intervenção na abertura do seminário intitulado “Ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde 2021”, sob lema “Proteger, investir juntos”, visando reconhecer a dedicação e o compromisso dos trabalhadores e cuidadores de saúde, especialmente no âmbito da pandemia da covid-19.

“Reconhecemos e agradecemos a inabalável dedicação na luta contra a pandemia da covid-19 de todos profissionais, trabalhadores de saúde e cuidadores bem como o papel fundamental que tiveram e tem em apoiar a sociedade e cuidar dos seus cidadãos quer a nível local, regional e global”, apontou.

Segundo Evandro Monteiro, 2021 tem sido o ano de rescaldo daquilo que foi o ano profissional, pessoal e social da vida de todos, e continua a ser um ano de luta, embora hoje com mais conhecimentos, outros instrumentos e com mais ânimo e esperança em relação ao futuro.

Adiantou que o ministério da saúde participa da campanha “2021 – ano dos trabalhadores e cuidadores de saúde” lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e reiterou mais uma vez o compromisso do Governo na protecção ocupacional de todos os profissionais de saúde e assistentes operacionais.

Na ocasião, lembrou que o Governo fez e tem feito investimentos para que todo e qualquer trabalhador de saúde pudesse ter condições de segurança para exercer as suas funções ao longo do ano pandémico.

O facto dos profissionais e trabalhadores de saúde terem sido os primeiros a receber vacinas, continuou, deve ser encarado como a decisão “mais correcta, justa e inteligente”.

Segundo disse, os investimentos feitos, quer seja financeiro, no reforço, formação e capacitação dos recursos humanos, nas melhorias a nível dos equipamentos e nas condições físicas e estruturais dos espaços de saúde, entre outros, demonstram a seriedade e o compromisso para com o bem-estar e sucesso dos trabalhadores de saúde.

“Hoje, é necessário continuar a investir e a proteger os trabalhadores de saúde e dar a devida atenção como forma tangível de reconhecer o papel dos trabalhadores e profissionais de saúde”, considerou.

Por outro lado, reconheceu também a capacidade que todos os profissionais e trabalhadores de saúde e do sistema em criar alternativas, possibilidades, soluções, respostas, novos protocolos e formas de intervir, num contexto único associados a enigmas, indefinições incertezas profissionais e pessoais.

À margem do seminário, foram empossados os membros do núcleo de coordenação nacional da promoção de saúde, formado por representantes de diversos serviços e instituições que directa ou indirectamente desenvolvem e implementam acções de promoção da saúde.

O ano 2021 foi designado como o Ano Internacional dos Trabalhadores e Cuidadores de Saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em reconhecimento e gratidão por sua dedicação inabalável na luta contra a pandemia de covid-19 e para destacar o papel fundamental dos recursos humanos para a saúde na capacidade da sociedade de cuidar de seus cidadãos em nível global.

A campanha sob o lema “Proteger, investir juntos” destaca a necessidade urgente de aumentar o investimento e a protecção dos trabalhadores de saúde e atenção como forma tangível de reconhecer seu papel e pede enfaticamente por mais esforços para proteger e investir nos trabalhadores e cuidadores de saúde a alcançar a saúde universal.

Dans la même catégorie