APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle

ICIEG e Provedoria de Justiça sintonizados em conseguir maior celeridade nos processos VBG


  4 Février      37        Société (45140),

 

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade Equidade do Género (ICIEG) e a Provedoria de Justiça estão focados em trabalhar em conjunto para garantir uma maior celeridade nos processos de violência baseada no género (VBG), informou o ICIEG.
Em comunicado enviado à Inforpress, o ICIEG informou que, ciente da transversalização da abordagem de género e do papel que cabe a cada sector, o Provedor de Justiça, que visitou esta quarta-feira a instituição, propõe “uma colaboração intensa” para a consolidação da agenda nacional de género no país.
“José Carlos Delgado e a sua equipa apresentaram propostas concretas à direcção do ICIEG, nomeadamente, a celeridade dos processos do VBG, o assédio no trabalho, o trabalho doméstico que emprega sobretudo mulheres, entre outras”, lê-se no documento.
Na mesma nota, o ICIEG informou ter manifestado a sua satisfação pelo facto de ter sido incluído na lista das instituições que estão a receber a visita do Provedor de justiça.
“A presidente da instituição, Rosana Almeida, agradeceu a proposta de intensificação das relações de parceria e colocou a tónica na “imperiosa necessidade” de melhorar a resposta e articulação entre as instituições (Policia, Hospitais e Procuradorias) em relação aos processos VBG”, prossegue.
O documento, citando a presidente do ICIEG, Rosana Almeida, destacou a existência de juízos especializados em VBG na comarca da Praia e São Vicente, mas defendeu exclusividade no atendimento dos processos, tendo em conta que tanto a violação sexual de menores como VBG são crimes prioritários, que demandam respostas céleres, precisamente porque podem deixar famílias e vidas penduradas”.
Por outro lado, o ICIEG realçou a necessidade de uma “maior atenção” a outras questões que afectam a vida de muitas mulheres e suas famílias, nomeadamente a separação de bens, dossiers que devem acompanhar os processos VBG.
“A morosidade desses processos e as pendências preocupam o ICIEG que pediu colaboração do Provedor para que juntos possam colmatar esses problemas. A paridade na direcção do Provedoria foi outra questão abordada. O Provedor de Justiça defendeu que à sua equipa deverá se juntar um novo elemento, garantindo ao ICIEG que será uma mulher, em respeito à lei da paridade”, prosseguiu.
Neste particular, disse a mesma fonte, o Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, respondeu favoravelmente ao apelo do ICIEG, no sentido de acompanhar todo o processo de seguimento e implementação da lei da paridade na administração pública e nos próximos pleitos eleitorais.
“No final do encontro, foram identificados pontos focais das duas instituições para seguimento das questões tratadas no encontro, com vista a resultados palpáveis desta relação Provedoria e ICEIG”, finalizou.

Dans la même catégorie