MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

Legislativas 2021/Boa Vista: Partido Popular diz que ilha “está a pagar consequências de um fraco investimento”


  9 Avril      55        Economie (21003), Politique (25374),

 

Sal Rei, 09 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do Partido Popular (PP) pelo círculo eleitoral da Boa Vista, Sérgio Corá, disse hoje que ilha está, neste momento, a pagar as consequências de um “fraco investimento” realizado nos últimos 20 anos.
“A maior preocupação dos empresários aqui na Boa Vista é a retoma do turismo, porque estamos todos ligados lá”, concretizou a mesma fonte, que explicou que, hoje, a ilha poderia ter uma estrutura “mais forte”, porque se a câmara municipal, nos últimos 20 anos, tivesse feito infra-estruturas de base como calcetamento, água e luz, entre outras, hoje a ilha poderia ter uma economia que aguentasse este momento de crise.
“Perdemos tempo e agora estamos a pagar as consequências”, argumentou.
Para Sérgio Corá, Boa Vista precisa “com urgência” de “calcetar todos os lugares”, aliás, denunciou, há lugares onde foram construídas centenas de apartamentos, que são normalmente utilizados para o turismo, mas que nesta área a câmara municipal, em 20 anos, “não gastou um tostão”.
Em comparação com a ilha do Sal que, segundo Sérgio Corá, “está tudo perfeitamente organizado”, Boa Vista “está praticamente na estaca zero”.
Ainda nas suas declarações, o cabeça-de-lista do PP para o círculo eleitoral da Boa Vista referiu que para a região norte o seu partido está a propor um estatuto especial a nível fiscal.
“Neste momento pode haver gente que lá queira morar e que queira desenvolver negócios e precisam de ter um retorno. Uma zona económica especial pela zona do interior da ilha onde se pode pagar menos de IUR, de IUP, de água, de luz (…) Para evitar que a zona do interior continue a perder população e concentrar tudo em Sal Rei, onde não temos infra-estruturas”, acrescentou.
Na sexta-feira, 09, o Partido Popular deverá dar continuidade aos contatos com o eleitorado, dividido em grupos espalhados por Sal Rei e outras localidades da Ilha.
Entre as propostas do PP constam a extinção de Ministérios como os da Cultura, Desporto, Agricultura e Pesca, quatro pastas “desnecessárias”, pois esse trabalho naquelas áreas poderia ser feito a nível das autarquias, desde que houvesse recursos para tal.
O PP na Boa Vista está ainda a propor a “legalização da cannabis, da prostituição, do casamento homossexual, da eutanásia e da doação obrigatória de órgãos”, e a eleição do Procurador-geral da República no mesmo dia em que se vota para escolher o Presidente da República.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos eleitorais de Cabo Verde, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie