MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Marcha de funcionários públicos/”Mais de 700 policias não recebem salários”, diz Júlio Mendonça


  28 Juillet      42        Société (45143),

 

Bissau, 28 Jul 21 (ANG) – O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) denunciou hoje que mais de 700 policias que juraram bandeira há três anos, não recebem os respectivos salários.
Julio Mendonça falava no termino da segunda das três marchas programadas pela UNTG, contra os subsídios “milionários” atribuídos aos titulares dos orgãos da soberania e para o cumprimento dos acordos assinados com o governo, e que contou com cerca de uma centena participantes entre funcionarios e cidadãos anónimos.

O líder da maior central sindical do país, considera de exploração, o não pagamento de salários aos referidos agentes.

Disse que o país está na situação em que está por falta de justiça, porque, sustenta, se um ou dois governantes forem julgados por maus actos praticados a corrupção teria reduzido, e para o efeito exortou aos magistrados a fazerem o seu trabalho.

O Secretário-geral da UNTG condiciona o fim das manifestações à abolição dos cinco novos impostos introduzidos no Orçamento Geral de Estado deste ano.

Acrescentou que não vão desistir até que o salario minimo na função pública seja fixado em 100 mil francos CFA, o dobro do salário mínimo actual.

Referiu que o governo, assim como Presidente da República reconheceram a legitimidade das exigências da UNTG mas nunca se dignaram a cumprí-las.

Mendonça garantiu aos marchantes de que é possivel mudar a situação a favor dos trabalhadores, porque é possivel ratificar o orçamento que está a ser aplicado.

“Não estou preocupado com os boatos. Podem conectar-nos com todos os partidos politicos, o importante é atingir o nosso objectivo”, assegurou o Secretário-geral da UNTG.

Júlio Mendonça acredita que o país é viável, por isso promete lutar para o desenvolvimento do país, e nega que a Guiné-Bissau é pobre como dizem os politicos.

“Lutamos e conseguimos o reajuste salarial e não é a dignificação dos trabalhadores que não vou conseguir, sobretudo no momento em que os funcionarios já estão atentos”, disse.

segundo Mendonça a situação que os trabalhadores e o povo da Guiné-Bissau enfrenta é alarmante, uma vez que o rendimento dos trabalhadores e do povo não aumentou.

Disse que o povo e os trabalhadores em particular estão a sofrer as consequências dos impostos e taxas implementados pelo próprio governo para satisfazer os seus interesses e se enriquecer à custa da população.

Afirmou que as taxas e impostos implementadas pelo governo no quadro do Orçamento Geral do Estado do ano em curso estão a ceifar vidas do povo em geral, porque provocou subidas dos preços dos produtos no mercado.

“Não é possivel termos as riquezas haliêuticas que temos, e as licenças de pescas concedidas e o povo não beneficia destes recursos. Além disso, todos os partidos na Guiné Bissau dispõem de pelo menos um barco de pesca para sustentar as suas despesas.”, disse.

Para Júlio Mendonça a melhor forma de interpelar os governantes é sair à rua em massa para manifestar contra acções do governo.

Dans la même catégorie