MAP Lever de rideau à Rabat sur le 29ème Salon international de l’édition et du livre (SIEL-2024) AIP La première édition du Forum International des sciences analytiques et du contrôle qualité prévue le 23 au 24 mai à Abidjan (Communiqué) AIP Deux projets de loi portant sur la confiscation des biens et la torture adoptés par la CAGI à l’Assemblée nationale MAP Zimbabwe: la production de maïs chute de 72 % à cause de la sécheresse (ministère) AIP Près de 100 milliards FCFA mobilisés pour financer les Plans de travail conjoints de la Côte d’Ivoire et des Nations Unies en 2023 AIP L’Arabie Saoudite intéressée par les opportunités d’investissements dans le secteur agricole ivoirien ANG Cultura/ Instituto da Juventude lança projeto da 1ª edição do Festival da Juventude pela Paz e Cidadania APS SENEGAL-LITTERATURE-INITIATIVE / La rentrée littéraire des ”Editions jimsaan” contribue à l’écosystème du livre (Felwine Sarr) APS SENEGAL-AVIATION-ACCIDENT / Sortie de piste d’un avion à l’AIBD, 10 blessés dont un pilote (ministère) AIP La BEI satisfaite de ses grands projets d’investissements dans le secteur électrique ivoirien

Miradouro do Liceu Domingos Ramos e a Floresta Urbana são “modelos “que a câmara pretende “replicar” em outros bairros – Autarca


  30 Octobre      37        Environnement/Eaux/Forêts (6520),

 

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – O miradouro da encosta do Liceu Domingos Ramos e a Floresta Urbana, na Cidade da Praia, são “modelos que a câmara municipal pretende “replicar” em outros bairros da capital do país.

A intenção foi manifestada à imprensa pelo presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Óscar Santos, antes da inauguração dessas infra-estruturas de requalificação ambiental, que custaram cerca de 23 mil contos aos cofres da edilidade capitalina a vão gerar 50 postos de trabalho durante um ano.

O edil praiense revelou que pretende fazer trabalho similar nas encostas de Achada Santo António e a de Achada Grande Frente, bem como a construção de uma alameda verde entre os bairros de Cidadela e Palmarejo.

Em relação ao Miradouro e Floresta Urbana informou que vai funcionar como um parque urbano e de lazer, contemplados com casas de banho, iluminação artificial e que futuramente vão ser colocadas câmaras de videovigilância e internet.

“Este espaço vai servir os alunos do Liceu Domingos Ramos porque tem planetas endémicas para os estudantes que gostam de Biologia e para as pessoas no geral será um espaço à semelhança do Parque 05 de Julho”, apontou Óscar Santos.

Acrescentou que a câmara da Praia está com negociações com a direcção do Liceu Domingos para eliminar todos os obstáculos físicos circundantes para que a cidade fique ligada desde a praça Digo Gomes ao Miradouro do liceu.

Em relação às obras de requalificação do espaço à frente do Hospital Agostinho Neto disse que o projecto está “em bom curso” e que vai ser inaugurado antes do final do mês de Novembro.

Quanto à rua dos Pecadores, no bairro do Meio de Achada, informou que o atraso se deve à instalação da rede de esgoto que não havia naquela via, prometendo que antes do Natal o bairro vai ter o seu pedonal.

Por seu turno, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que co-presidiu a inauguração do miradouro da encosta do Liceu Domingos Ramos e a Floresta Urbana disse que se trata de um investimento que vai trazer a melhoria da qualidade do ambiente e de vida dos cidadãos.

“É um modelo de investimento que precisa ser multiplicado e a CMP e o Governo estão engajadas em medidas dessa natureza que fazem aumentar a taxa de espaços verdes e de lazer nas cidades”, indicou o ministro.

As infra-estruturas inauguradas contaram com o financiamento do Governo de Cabo Verde, através do Fundo de Ambiente e Turismo e do Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO).

Dans la même catégorie