MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Santa Catarina: Agência de Viagem lança plataforma digital para promover turismo cultural e comunitário


  6 Juillet      80        Arts & Cultures (3089), Société (45152),

 

Assomada, 06 Jul (Inforpress) – A Agência de Viagem e Turismo (Protour) lançou segunda-feira uma plataforma digital para promover o turismo cultural e comunitário, uma iniciativa que pretende diversificar a actividade turística que se encontra concentrada nas ilhas do Sal e Boa Vista.
A plataforma digital denominada “TuriGame” conta com a parceria do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pró-Empresa), do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) e da Câmara Municipal de Santa Catarina.
“TuriGame é uma plataforma de jogo que coloca em interação os patrimónios históricos e os turistas. No aplicativo para dispositivos móveis existe todo um diretório e um inventário de patrimónios e sítios. Visitando os sítios os turistas/pessoas vão acumular pontos com recompensas de produtos turísticos como viagens, alojamentos, aluguer de viaturas e refeições”, explicou o mentor do projecto, Adilson Semedo.
O também sócio-gerente da Protour, que falava aos jornalistas momentos antes do lançamento oficial desta plataforma internacional, que decorreu na tarde de hoje na Praça Central de Assomada, Santa Catarina, assegurou que a mesma vai “desconcentrar” o turismo das ilhas do Sal e Boa Vista e “atrair” mais turistas para outras ilhas de Cabo Verde, e ainda promover o turismo cultural e comunitário.
É que, segundo ele, ganhando pontos/prémios os visitantes desta plataforma vão ter a oportunidade de conhecer outras ilhas, fazendo com que as pessoas destas localidades com potenciais turísticos “mais isoladas” tenham um rendimento.
Nesta primeira fase, informou que os visitantes vão encontrar patrimónios físicos, mas, numa segunda fase adiantou que vão trabalhar com patrimónios imateriais, numa perspectiva de realidade aumentada.
Ou seja, ajuntou que vão recriar e reconstruir patrimónios materiais/imateriais que do ponto de vista físico não existem, mas, que a plataforma vai recriá-los e fazer os visitantes interagir numa perspectiva 3D.
Introduzir um novo modelo de negócio no sector do turismo, com vista a torná-lo mais resiliente e sustentável, contribuir para a ampla digitalização do mercado turístico, abrindo oportunidade para acelerar a dinâmica das cadeias de valor do sector, sobretudo aquelas relacionadas com o digital, são outros objectivos da plataforma TuriGame.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, destacou o facto de esta plataforma tecnológica permitir fazer a promoção dos sítios históricos e todos os locais com interesse turístico, mas que, no entanto, estão escondidos.
Outrossim, disse que através deste sistema de jogos as pessoas de qualquer parte do mundo vão conhecer Cabo Verde, e através desse conhecimento ganhar interesse para visitar o País.
Daí, segundo ele, a sua presença neste evento é para mostrar que o papel do Governo é ajudar, apoiar e incentivar os jovens, para que estes possam desenvolver soluções, para colocá-los no mercado, testá-los e fazer negócios que podem criar emprego, gerar rendimento e colocar empresas num patamar superior.
O evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro.

Dans la même catégorie