AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire

Saúde/ Ministro Cumba diz ser “muito deficiente” o sistema nacional de saúde


  1 Février      64        Santé (15387),

 

Bissau 01 Fev 23 (ANG) – O Ministro da Saúde Pública disse hoje que o sistema de saúde nacional é muito deficiente e com grandes dificuldades para dar cuidados de saúde cabal à toda a população.

Dionisio Kumba falava num encontro com jornalistas, no quadro da realização do Fórum Nacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, previsto para decorrer entre 6 e 8 de Fevereiro, em Bissau.

Pretende-se com a iniciativa, gerar compromissos de todos os atores sobre a necessidade de acelerar o progresso para melhorar o acesso ,a cobertura e a qualidade dos cuidados sanitários, a nível comunitária e distrital, em todas as regiões do país .
Com o Fórum pretende-se ainda apoiar a definição de ações concretas, de curto e médio prazo, para acelerar o fortalecimento dos sistemas dos cuidados de saúde e aproximar os serviços sanitários às comunidades para reduzir a mortalidade no país.

Para o titular da saúde, não é segredo para ninguém as deficiências do sistema nacional de saúde do país ao longo dos anos .

Dionísio Cumba salientou que continua-se a verificar alta taxa de mortalidade materno infantil , falta de acesso à esses cuidados e as infra-estruturas estão num estado avançado de degradação quase em todo o país.

“Por isso, é importante organizar este encontro com os parceiros para se definir e harmonizar as estratégias, para dar mais capacidade ao nosso sistema de saúde, no sentido de poder dar respostas mais satisfatórias à população ,mas, sobretudo, ao nivel da saúde materna-infantil, que é onde tudo começa, dando mais dignidade a maternidade”,disse.

Cumba salientou que, enquanto governo, vai dar força a esta iniciativa ,frisando que o Executivo deve tomar um compromisso dando prioridade, primeiro, à saúde depois a educação ,realçando que não se pode continuar com este sistema de saúde ,que aposta na evacuação de doentes para o exterior e com as tecnologias disponíveis. “A saúde deve ser soberana”, defende o ministro.

Anunciou que, ao abrigo do próximo Orçamento Geral do Estado,o seu ministério terá a possibilidade de reintegrar mais de 1000 técnicos de saúde, que foram retirados dos seus serviços e que cerca de 100 técnicos de saúde terão a oportunidade de se especializarem numa formação em Venezuela.

Segundo o ministro, o primeiro grupo, de mais de 10 técnicos irão fazê-lo em breve, e diz que tudo isso está a ser feito na perspectiva de fazer chegar os cuidados de saúde à toda população.

Cumba disse não ser digno estar fora do país e a receber como funcionário público .

O Forum Nacional sobre os Cuidados Primários da Saúde na Guiné-Bissau cujo o lema é “Unidos pela Saúde e pelo Bem-Estarda População na Guiné-Bissau”, concentrará no fortalecimento dos sistemas e na identificação de investimentos estratégicos para direcionar os recursos com o objetivo de ampliar o acesso ,a cobertura e a qualidade dos cuidados essenciais exigidos.

No encontro será dada uma atenção especial a imunização ,controle de doenças ,saúde reprodutiva ,materna ,neonatal ,infantil ,de adolescentes e a nutrição ,bem como o fortalecimento do ambiente favorável para os cuidados de saúde.

No final do encontro de três dias deverá ser assinado um documento denominado de “Apelo Nacional à Acção para Saúde e o Bem-Estar da População na Guiné-Bissau” e é organizado pelo Governo e organizações internacionais, entre os quais o Uicef e a Fundação Bill e Milena Gates, e contará com as participações de elementos da sociedade civil ,lideres tradicionais ,agentes de saúde ,jornalistas, corpo diplomáticos e agentes da saúde comunitária.

Dans la même catégorie