MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Sociedade/“Ainda na há entendimento entre Governo e sindicatos agrupados na Frente Comum”, revelou porta-voz


  28 Septembre      36        Société (45152),

 

Bissau, 28 Set 22 (ANG) – O porta-voz da Frente Comum, espaço que congrega quatro sindicatos do sector de saúde e educação, disse hoje que ainda não houve entendimento com o Governo sobre as suas reivindicações .
Yoio João Correia, em declarações à ANG, disse que apesar de não houver negociações com o executivo no final da marcha realizada terça-feira, a Frente Comum vai prosseguir com diligências, por forma a encontrar uma solução para evitar que se chegue a greve projectada para os dias 10 e 14 de Outubro nos sectores da saúde e educação guineense.

A Frente Comum, agrupa o Sindicato Democrático dos Professores(Sindeprof), a Frente Nacional dos Professores(Frenaprofe), o Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins(Sinetsa) e Sindicato dos Quadros Superiores de Saúde(Sinquass), e reivindicam a anulação do Despacho do Governo que suspende de exercício profissional os novos ingressos nos dois sectores.

“Não estamos a pensar em decretar a greve de momento, porque a lei determina que antes de decretarmos uma greve devemos utilizar todos os mecanismos para fazem valer os nossos direitos para se chegar a um consenso com o executivo”,referiu o porta-voz.

Na terça-feira, a Frente Comum realizou uma marcha de protesto que terminou em frente ao Palácio do Governo, apos a qual se decidiu continuar a luta através de encontros com entidades governamentais ligadas as suas áreas de atividades.

“Todos sabem quais são as consequências de greve. Acaba por prejudicar todos, principalmente quando se trata dos sectores da saúde e da educação.Continuaremos a trabalhar em busca de pontos de consenso com o Governo antes do dia 10” disse, Yoio Correia avisando que caso não houver entendimento até este dia vão recorrer à greve para fazer valer os seus direitos.

O porta-voz da Frente Comum disse contudo acreditar num consenso entre o Governo e os sindicatos para permitir o normal funcionamento dos dois sectores.

Revelou que depois da marcha de esta terça-feira, foram recebidos pelo Secretario-geral de Conselho de Ministros e durante o encontro foram informados de que o Governo está a deligenciar no sentido de negociar com os sindicatos antes do inicio da greve, marcada para decorrer entre 10 e 14 de Outubro.

Acrescentou que tiveram ainda na terça-feira os primeiros contactos com os técnicos ligados aos serviços dos Recursos Humanos dos Ministérios da Educação, Saúde, do ministerio das Finanças e da Função Pública, e diz que o encontro foi bom.

Instado a falar sobre a declaração do ministro da Saúde, segundo as quais a decisão do Governo visa regularizar a entrada das pessoas na Função Pública, Yoio joão Correia disse que a admissão do pessoal na administração publica é da responsabilidade do Governo e não dos sindicatos.

Referiu que nos últimos anos, nos sectores da saúde e educação, a admissão foram feitas mediante avaliação documental e que nas outras as pessoais foram admitidas sem avaliação documental.

Dans la même catégorie