GNA Seventy percent of SMEs productivity lost to power crises in C/R GNA Ghana secures official recognition as member of Hand-to-Hand Fighting Sport GNA 2nd Edition of May Corporate Walk fixed Wednesday May 1 GNA Support Keta-Anlo area with sports complex – Bawumia urged MAP Morocco’s Royal Navy Assists 81 Would-Be Migrants South-West of Dakhla MAP Rabat Hosts 3rd Specialized Training for AU Election Observers GNA Women urged to take advantage of opportunities under supply chain management GNA UMaT, Goldfields conduct simulation exercise on disaster prevention at Huniso GNA Agrihouse Foundation holds 15th AgriWoman marketplace exhibition GNA Agriculture is still attractive; youth must embrace it – Abraham Odoom

Acarinhar realiza formação e treinamento de famílias das crianças e jovens com paralisia cerebral


  11 Novembre      27        LeaderShip Feminin (11285), Society (33435),

   

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (Acarinhar) promoveu, quarta-feira, uma formação e treinamento de famílias de crianças e jovens com paralisia cerebral e voluntários comunitários.
Segundo Teresa Mascarenhas, presidente da Acarinhar, o objectivo da formação é empoderar famílias a nível emocional e também a nível de cuidados porque, conforme disse, “é a família que cuida das crianças dia após dia e há a necessidade de capacitá-las a fim de obterem uma melhor intervenção”.
“A Acarinhar, ao longo da sua existência, sempre se preocupou com a situação das famílias e também dos colaboradores”, afirmou.
De acordo com a mesma fonte, tendo em conta que a paralisia cerebral é uma “deficiência complexa em que cada criança é uma criança e cada caso é um caso” há a necessidade de capacitar técnicos e famílias.
Na sua perspectiva, muitas vezes as mães enfrentam dificuldade para o posicionamento de vestir as crianças, revelando que houve caso de uma criança que teve uma fractura no braço no momento em que estava a ser vestida.
“Por isso, há a necessidade de orientar e capacitar as famílias que lidam com as crianças portadores de deficiência, uma vez que é uma área complexa e que exige um olhar técnico”, indicou Mascarenhas.
A formação enquadra-se no âmbito do projecto de promoção da inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas e é financiada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e co-financiada pela União Europeia e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa.
A paralisia cerebral está associada a factores como infecções adquiridas pela mãe durante a gravidez como é o caso do vírus da Zika, falta de oxigenação cerebral da criança durante a gestação ou durante o parto, doenças genéticas, infecções como sarampo, entre outras causas.
A Acarinhar é uma organização-não governamental (ONG) que, ao longo dos 14 anos da sua trajectória, tem focado a sua acção na criação, participação e desenvolvimento de programas destinados a promover a inclusão e a autonomia das pessoas com paralisia cerebral e seus familiares, com vista a melhorar as suas condições de vida e garantir o exercício dos direitos destes cidadãos em matéria de inclusão social.

Dans la même catégorie