MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

Covid-19//“Boa alimentação é fundamental para prevenção de qualquer tipo de doença, inclusive a Covid-19”, diz nutricionista João Malú


  10 Septembre      8        LeaderShip Feminin (11285),

   

 

Bissau, 10 Set 21 (ANG) – O nutricionista João Jeaque Sanca Malú afirmou esta sexta-feira que a boa alimentação é fundamental para prevenção de qualquer tipo de doença, incluindo a Covid-19 e que ajuda no desenvolvimento da capacidade intelectual das pessoas.

Em entrevista á Agência de Notícias da Guiné(ANG), referiu que existem alimentos que são consumidos para fortificar a imunidade de modo a evitar com que a doença se apodera de uma pessoa.

“De acordo com as regras de nutrição, existem dois tipos de má-nutrição que são: obesidade- quando consumimos bastante os produtos inadequados como por exemplo produtos químicos e gordorosas, e que provoca muitos tipos de doenças. A desnutrição – é quando carecemos de boa alimentação, o que muita das vezes deixa uma criança com baixo peso ou desnutrida”, explicou aquele nutricionista.

João Malú sublinhou que uma pessoa bem-nutrida está sempre disposta para enfrentar qualquer tipo de doença e está também munida de capacidades para pensar melhor, agir e fazer algo de positivo para sua pessoa e para o próprio país.

Questionado se de alguma maneira a boa-nutrição pode contribuir na prevenção de Covid-19?, respondeu que sim, sustentando “uma vez que na Guiné-Bissau existem produtos riquissímios em vitaminas A, C, D e E, que são indispensáveis para a fortificação da imunidade de uma pessoa”.

“Temos o ovo, cenoura, óleo de palma e manga que são ricos em vitamina A. Temos limão, mandipli, fole, ananás que são ricos em vitamina C. Temos ainda peixe, leite, exercícios desportivos e banho de sol que são importantes para vitamina D. E também temos batata doce, verduras, feijão e folhas de algumas plantas como “nene badadji”, abobora, entre outras que são ricos em vitamina E”, informou João.

Acrescentou que o consumo de legumes e frutas ajudam bastante na fortificação da imunidade, e que, por isso, são indispensáveis para a prevenção da Covid-19, sobretudo no preciso momento.

Por outro lado, nutricionista lançou um apelo à população guineense em geral no sentido de fazer face a situação de Covid-19, sobretudo no que tange ao cumprimento das medidas de prevenção, nomeadamente a higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

“Devemos ter a higiene em tudo o que fazemos, ou seja, ter higiene na nossa casa, nos produtos que consumimos, no nosso próprio corpo e principalmente ter cuidados especiais com as nossas mãos porque é o trnasportador do vírus para a boca. Assim sendo, desinfecção de tudo é uma mais-valia para a nossa saúde”, aconselhou.

Dans la même catégorie