MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

Francisco Carvalho propõe trabalhar para que Cidade da Praia possa “voltar a ter paz”


  21 Septembre      33        Society (33432),

   

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, apontou hoje a paz como aspecto transversal da gestão municipal e garantiu que a autarquia está a trabalhar para que a Cidade da Praia possa “voltar a ter paz”.

O autarca praiense falava na cerimónia de lançamento da campanha sobre a importância da paz, promovida pela Rede Mulher, Jovem Paz e Segurança, espaço CEDEAO (REMPSECAO-CV), para assinalar o Dia Internacional da Paz, que hoje se comemora.

“Pretendemos voltar a ter paz no nosso município da Praia. É preciso ter o desenvolvimento como meta sim, mas a paz tem de ser assumida ao lado também”, disse, adiantando que a paz é “um dos aspectos importantes” da sociedade, que merece “cada vez mais atenção e mais investimentos”.

Neste sentido, salientou que todos têm de fazer “um forte investimento social”, de modo a criar condições que garantam “um certo sentimento de segurança psíquica e material” em relação ao dia do amanhã e ao futuro, para que então as pessoas possam se assumir como promotores e defensores da paz.

“É um outro nível de segurança”, sustentou, apontando para “os grandes pilares” como a gestão do território urbano, acesso ao solo, garantia do saneamento, a habitação condigna e ambiente sustentável.

Francisco Carvalho aproveitou para lançar a todos os presentes um desafio que, na sua perspectiva, permite “ir um pouco mais longe” nesse momento simbólico em que o País e o mundo assinalam o Dia Internacional da Paz.

“Poderíamos a partir desta data de hoje, 21 de Setembro de 2021, registar todas as nossas acções durante um ano. Todas as nossas acções que contribuem para a paz. Os nossos círculos de vizinhança, mas também os nossos locais de trabalho. Sejam gestos, actividades, ou a criação de políticas públicas para nós que somos dirigentes e temos a responsabilidade de intervenções dessa amplitude”, adiantou, recomendando uma avaliação no final de 12 meses.

A campanha sobre a promoção da paz, lançada hoje pela REMPSECAO-CV,  visa ter as pessoas sensibilizadas sobre a importância da promoção da paz.

A cerimónia do lançamento contou com a presença da ministra da Justiça, Joana Rosa,  e do embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz.

A Rede Mulher, Jovem Paz e Segurança, espaço CEDEAO (REMPSECAO-CV), considera que a paz é um desafio “muito complexo”, por motivos de jogos de interesse, de relação entre pessoas, comunidades e nações que são difíceis e contraditórios.

Em Cabo Verde apesar de a realidade ser diferente de alguns países da sub-região, a REMPSECAO-CV entende que o país carece de uma paz e segurança mais consistentes porque a paz alcança-se com a liberdade democracia e políticas assertivas. Daí a realização desta campanha, conforme adiantou a vice-presidente da rede em Cabo Verde, Vicenta Fernandes.

A Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz, desde 1981. Foi comemorada pela primeira vez em 1982, mas foi declarada oficialmente apenas em 2002.

Esta efeméride vem sendo celebrada por vários Países e Organizações Não Governamentais, com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade da Paz no Mundo, promovendo actividades que contribuem para o fim dos conflitos entre os povos e a consagração da Paz Mundial.

Dans la même catégorie