MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works

Profissionais de saúde capacitados para trabalhar e fornecer dados sobre uso de droga no País


  28 Octobre      11        LeaderShip Feminin (11285),

   

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – Cerca de 30 profissionais da saúde, a nível nacional, beneficiam hoje e sexta-feira (28 e 29) de uma formação online promovida pela CCAD visando recolher e trabalhar dados sobre o uso de drogas em Cabo Verde.
“A formação é dirigida ao pessoal das estruturas de saúde que trabalham com recolhas de dados e visa habilitar-lhes com ferramentas que os ajude a organizar dados sobre a droga no País e passa-los à Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD)”, disse Eloisa Borges.
Trata-se de uma acção de capacitação que, segundo Eloisa Borges, enquadra-se no âmbito na criação da rede epidemiológica de Cabo Verde sobre o uso de drogas que, apesar de ter sido criada em 2018, só possui uma estrutura piloto.
Ainda o ponto focal da droga para a CEDEAO, a intenção é alargar a rede a nível nacional, um compromisso de Cabo Verde assumido na altura com a intenção de disponibilizar dados sobre a situação de drogas no arquipélago.
Conforme Eloisa Borges a formação tem ainda como propósito a recolha de subsídios, ou seja, dados que permitam à Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas saber a real situação da droga a nível nacional, orientação sobre decisões no sector da saúde e na produção de formações estratégicas para tomadas de decisões politicas.
“Um outro objectivo importante desta formação tem a ver com a monitorização a nível nacional sobre extensões, padrões e tendências de consumo de drogas, assim como as consequências associadas ao uso do álcool e outras drogas”, asseverou.
Eloisa Borges considerou ainda importante estas informações, uma vez que, segundo disse, irá permitir saber qual a posição do País a nível de drogas e ajudar a reorientar as políticas no domínio do álcool e outras drogas.
Com esta formação, a CCAD vai recolher dados a nível das estruturas de saúde para elaborar um relatório nacional a ser disponibilizado à CEDEAO e à União Africana.
“O ideal seria que tivéssemos dados até finais de Dezembro de 2021, para que possamos apresentar um relatório sobre a situação da droga em Cabo Verde”, disse reiterando uma vez mais que com esta formação estão a capacitar os pontos focais das estruturas de saúde do país em matéria de colecta, análise e divulgação de dados sobre o uso de drogas e suas consequências.
Com esta formação, realça, “estamos também a permitir a monitorização à extensão, aos padrões e às tendências do consumo de drogas e suas consequências associadas no País”.
A Rede Nacional de Epidemiologia sobre o Uso de Drogas de Cabo Verde, foi criada em 2018, no âmbito do Projecto Regional de Apoio ao Plano de acção da CEDEAO e com a parceria da União Europeia e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e o Crime (ONUDC) tendo, na altura, sido capacitados os pontos focais dos centros de Saúde pilotos seleccionados.

Dans la même catégorie