MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Santiago Norte: MAA está a ultimar plano de gestão para as barragens de Poilão e Figueira Gorda


  17 Septembre      18        Politique (25374),

 

Assomada, 17 Set (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente está a ultimar um plano de gestão para as barragens de Poilão e Figueira Gorda, respectivamente, nos municípios de São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, no interior de Santiago.
O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em declarações à imprensa, após ter visitado as obras do projecto de aproveitamento hidroagrícola em de São Salvador do Mundo (Faveta) e Santa Catarina (Boa Entrada e Achada Leite) e ter tomado pulso do ano agrícola nos dois municípios.
“Já estamos a ultimar um plano de gestão para as duas barragens, a de Poilão e a de Figueira Gorda, mas, são dois modelos que irão ser replicados nas demais barragens do País”, adiantou o governante.
Nesse sentido, avançou que o ministério que dirige vai produzir uma legislação que tem a ver com a construção, gestão e a segurança das barragens.
“A legislação já está pronta e agora precisa ser apreciada pelo Governo para efeito de aprovação “, assegurou.
De entre as questões que são inerentes à gestão das barragens, que segundo ele, precisam ser geridas “muito bem” tem que ver com as culturas à volta das barragens, a segurança das pessoas, a avaliação do estado da construção e manutenção de cada uma das barragens e a distribuição da água de forma sustentável.
E ainda tudo aquilo que contribui para reduzir o assoreamento nessas infra-estruturas hidráulicas e, eventualmente, o desassoreamento que, segundo ele, “custa muito dinheiro”.
“Portanto, tudo isto deve ser vista de forma integrada e, para tal, tem de haver um plano de gestão. Portanto, a legislação resolve a parte normativa de toda essa gestão. E aqui há responsabilidades da parte do Estado, dos agricultores e, a nível do Estado, há vários intervenientes, desde logo, as autoridades que têm a ver com gestão da água e rede hidrográfica do país”, concretizou.
E tendo em conta, que segundo ele, se está a falar de uma infra-estrutura “importante que é vista como estratégica e que merece outro tipo de tratamento”, fez saber que tudo isso tem que ser feito dentro de um quadro legal e de planeamento previamente definido, daí a pertinência dessa legislação.
“Haverá várias intervenções para melhor gerir as temáticas das barragens. As barragens em si não significam muita coisa, e para terem maior significado temos que ter o melhor aproveitamento das águas das barragens. Já se está a trabalhar num projecto em concreto que prevê a plantação de árvores a montante das barragens e a substituição das culturas do milho”, acrescentou.
A cultura do milho à volta das barragens, conforme lembrou tem um impacto negativo, tendo em conta, que segundo ele, acelera o processo de erosão, e naturalmente provoca o assoreamento da barragem.
A região conta com mais quatro barragens, nomeadamente a de Faveta (São Salvador do Mundo), Saquinho (Santa Catarina), Flamengos e Ribeira Principal (São Miguel).

Dans la même catégorie