APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução

Covid-19/Técnicos de saúde acantonados num dos hotéis de Bissau reclamam melhores condições de trabalho


  5 Octobre      56        Santé (15385),

 

Bissau,05 Out 20(ANG) – Cerca de 80 técnicos de saúde colocados num dos hotéis de Bissau para efeitos de atendimento aos pacientes de Covid-19, denunciam o estado de abandono em que dizem se encontrar à cerca de oito meses, com quatro meses de subsidio em atraso e falta de condições de trabalho.

Em conferência de imprensa realizada no último fim de semana, o porta voz do referido colectivo Yaia Djaló afirmou que o governo coloco
u-lhes num hotel próximo do Hospital Nacional Simão Mendes como forma de prevenção para que não levassem a doença de covid-19 para casa.
“Desde que fomos acantonados no hotel à cerca de oito meses, onde pernoitamos, deparamos com enormes dificuldades dentre as quais a falta de água, alimentação e quatro meses sem subsídio de incentivo”, explicou.

Aquele responsável afirmou que não é justo colocar as pessoas no hotel sem as mínimas condições, acrescentando que há um determinado período em que nem sequer conseguem algo para comer não obstante estarem a cumprir com as suas obrigações laborais.

“Devido ao sigilo profissional tínhamos relegado ao silêncio, mas agora como a situação está a agravar, achamos que chegou o momento de levantar a voz tendo em conta que somos seres humanos que estão a sofrer”, disse.

Yaia Djalo disse que não estão a reclamar pelo dinheiro, salientando contudo que, se existe algum subsídio de incentivo que sejam eles a beneficiar porque são eles que dão o peito salvando as vidas das pessoas.

Sublinhou que dentre os técnicos de saúde acantonados no hotel, cerca de 30 por cento não tem o vinc
ulo com o Estado e estão arriscando vidas sem nenhuma contrapartida em termos salariais.
“Com todas as situações e dificuldades que estamos a deparar, fomos surpreendidos com a informação de que devíamos abandonar o hotel desde o passado dia 25 de Setembro sem nenhuma garantia”, explicou Djalo.

Adiantou que não alojaram no hotel por iniciativa própria, mas sim por decisão do Governo e que se este entender que já chegou a altura de saírem, devem ser informados com antecedência.

“Há dois dias, as nossas refeições foram cortadas como forma de nos pressionar à abandonar o hotel e já entabulamos contactos com a Alta Comissária de Luta conta Covid-19, informando-lhe da situação que estamos a enfrentar”, disse.

Aquele responsável sublinhou que receberam garantias de Magda Robalo de que os seus subsídios serão pagos, mas que não lhes foi indicada nenhuma data para o efeito, para além da proposta de pagamento imediato de 40 mil francos cfa, entretanto recusada pelos técnicos de saúde.

Dans la même catégorie