AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS

Futebol/CAN’2021: Estádio Nacional vai ter todas as condições reunidas para jogo entre Cabo Verde e Ruanda – responsável


  6 Novembre      60        Sport (12735),

 

Cidade de Praia, 06 Nov (Inforpress) – O director das infra-estruturas do IDJ garantiu quinta-feira que o Estádio Nacional vai ter todas as condições reunidas para a recepção do jogo entre Cabo Verde e Ruanda, agendado para o dia 12 de Novembro.

Em declarações à Inforpress, o director das infra-estruturas do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Orlandinho Mascarenhas, avançou que há quase um mês o recinto deixou de ser hospital de campanha para os infectados da covid-19 e de alojamento das pessoas que perderam as suas habitações devido às chuvas do mês de Setembro.

Desde então, informou o responsável, tem-se trabalhado para que o recinto volte ao seu “estado normal de funcionamento”, com trabalho de desinfecção, lavagem, pinturas, trocas de chuveiros, vidros, portas e “todos os estragos que aconteceram durante todo esse período”.

“Tudo isso para que tenhamos, outra vez, o Estádio Nacional à altura dos grandes jogos de futebol”, apontou.

Para o dia do jogo Orlandinho Mascarenhas avançou que vão ser seguidas todas as recomendações das autoridades sanitárias e da Confederação Africana de Futebol (CAF), que impõem, de entre outros procedimentos, a colocação de dispensadores de álcool-gel em todos os corredores, balneários e salas do Estádio Nacional.

Para além disso, acrescentou que já foram sinalizados os percursos de entrada de atletas, árbitros e comissários no recinto do jogo, assim como os procedimentos e recomendações aos jornalistas.

Avançou ainda que todo o pessoal que vai manter contacto com o relvado e com as equipas vai fazer o teste de Polymerase Chain Reaction (PCR), nomeadamente os polícias destacados, agentes da Cruz Vermelha, os apanha-bolas, bombeiros e forças armadas.

O responsável informou ainda que, sem contar com o staff da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a gestão do Estádio Nacional vai destacar cerca de 40 pessoas para trabalhar durante o jogo, que vai colocar frente-a-frente as selecções de Cabo Verde e do Ruanda.

A selecção de Cabo Verde defronta a congénere do Ruanda no dia 12, às 15:00, no Estádio Nacional, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo F.

Cinco dias depois, a 17 de Novembro, a selecção nacional volta a defrontar os ruandeses, desta feita em Kigali, a contar para a quarta jornada.

Cabo Verde ocupa a terceira posição do grupo, com dois pontos, menos dois que os Camarões e Moçambique. O Ruanda ainda não pontuou.

Camarões, como país organizador do CAN 2021, está automaticamente qualificado, pelo que, se se classificarem em primeiro lugar no grupo, passam juntamente com o segundo classificado.

A fase final do Campeonato Africano das Nações disputa-se no Verão de 2021, nos Camarões.

Dans la même catégorie