MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Lider da União para Mudança promete empenhar-se para “instauração da verdade e justiça”


  6 Janvier      95        Politique (25380),

 

Bissau, 06 Jan 22 (ANG) – O Líder do partido União para Mudança(UM), Agnelo Regala prometeu hoje empenhar-se mais para a instauração da verdade, justiça e a reconciliação entre os guineenses, no quadro de um verdadeiro Estado de Direito Democrático.
Regala fez a promessa em declarações aos jornalistas, após os habituais comprimentos do ano novo à Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular, Adja Satu Camará.

O presidente da UM disse que já é hora de se respeitar a Constituição da Republica e as leis, dando corpo à tão propalada vontade de diálogo e entendimento, que possa conduzir o país à estabilidade e permitir que todos juntos se faça face ao que diz ser »dramática » crise económica e social”, que assola o país, com graves implicações na vida da população, em particular das camadas mais vulneráveis da sociedade guineense.

O diálogo que o lider da União para Mudança defende, segundo o próprio, terá que marcar o fim do que este deputado chama de “deriva absolutistas e da arrogância no exercício do poder” e assentar-se no respeito recíproco, no relacionamento entre as instituições da soberania, e ainda destas com as instituições da sociedade civil, sindicatos e entidades religiosas, que Agnelo Regala diz terem desempenhado um papel meritório e reconhecido na busca de soluções para os problemas que o país vive.

Para o líder da Bancada parlamentar da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático Guineense (APU-PDGB), Marciano Indi, o país vai de “mal à pior”, com problemas sérios no sector da saúde, educação, justiça e comércio, com maior enfoque na subida galopante dos preços dos produtos da primeira necessidade, e ainda com perseguições políticas e a insegurança.

Perante este quadro, Marciano Indi disse que não há mais tempo para cometer erros e se desperdiçar de capacidades de trabalho que representa os milhares de jovens quadros desempregados.

Por isso, Indi assegurou que é necessario que, no presente ano, a casa do povo seja implacável no cumprimento dos seus deveres constitucionais.

Dirigindo- se ao Presidente da Republica, Marciano Indi disse esperar que seja uma figura que respeite os princípios constitucionais, evitando as confrontações com titulares de outros órgãos da soberania e que respeite ainda a separação de poderes em conformidade com a Constituição.

O líder da bancada da APU-PDGB pediu ao executivo para ser flexivel e que se senta a mesa com a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau para encontrarem soluções para os problemas alvos de reivindicações, sobretudo as do sector da saude e educação.

O vice-líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) Alberto Djata defendeu que o povo que representa no hemiciclo anseia, desde há muito, pela estabilidade, justiça e pelo desenvolvimento, razão pela qual todos os deputados devem se mobilizar e destinar as suas energias para a construção de um clima favorável para o bem estar do povo.

“É imperativo que nos envolvemos num processo que visa promover a consolidação das instituições da Republica, a partir de mecanismo de diálogo e colaboração, sem prejuízo de cada orgão da soberania limitar a sua acção às competências que a Constituição lhe reserva”, disse.

Alberto Djata afirmou que nenhuma sociedade se desenvolvida sem educação e saúde, por isso o grupo parlamentar do PRS apela as partes a usarem os mecanismos de diálogo sério, franco, o mais rapido possivel, para trazer, ainda este ano, uma solução definitiva para as principais exigências destacadas nos diferentes cadernos reivindicativos dos sindicatos, instaurando assim a paz social.

O representante do Partido Nova Democracia (PND), Mama Samba Embaló fez votos que 2022 seja um ano produtivo para a ANP, com acções que contribuam para o reforço dos interesses dos cidadãos, asim como para o fortalecimento e consolidação da Democracia na Guiné-Bissau.

Samba Embaló disse acreditar que a ANP vai ser a primeira instituição do Estado guineense a garantir a estabilidade, com base num funcionamento eficaz.

Dans la même catégorie