MAP Nairobi: La ministre de l’Économie et des Finances représente SM le Roi au Sommet des chefs d’Etat de l’IDA pour l’Afrique MAP Djibouti/Maroc : « Santé et protection sociale, les leviers d’une coopération accrue » (Agence djiboutienne d’information) MAP Championnats d’Afrique de judo au Caire: Le Maroc termine 3ème au classement général MAP M. Bourita reçoit le ministre gambien des AE, porteur d’un message écrit à Sa Majesté le Roi du président de la Gambie MAP Malawi/BM: près de 60 millions de dollars pour lutter contre l’insécurité alimentaire ANP Niger : Le FSSP reçoit plus de 201 millions FCFA de contributions des bonnes volontés AIP Au SIAM 2024, la Chambre nationale d’agriculture et le Conseil agricole ivoirien concrétisent leur partenariat AIP La Côte d’Ivoire et le Canada s’accordent pour le renforcement du système éducatif AIP SIAM 2024 : L’ANADER entend s’inspirer des innovations internationales pour relever le défi du dérèglement climatique AIB 21e édition de la SNC : les ministres en charge de la Culture du Niger et du Mali chez le Président de la Transition

PR chefia delegação à Luanda para participar nas exéquias de José Eduardo dos Santos


  26 Août      45        Diplomatie (1785),

 

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, chefia uma delegação que viaja hoje para Luanda, Angola, a fim de participar nas exéquias do antigo chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos.

Da delegação presidencial fazem parte ainda a ministra da Justiça, Joana Rosa, e alguns deputados da Nação.

O grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder) faz-se representar na pessoa do seu líder, João Gomes, que se encontra em Luanda, onde integrou o grupo de observadores às recentes eleições gerais em Angola ganhas pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Rui Semedo, também deputado, vai representar a bancada parlamentar do partido da estrela negra.

Silvino da Luz vai também a Angola tomar parte na cerimónia em representação da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP).

Para o chefe de Estado cabo-verdiano, José Eduardo dos Santos esteve presente nos “momentos decisivos” do arquipélago, além de ter sido um “grande amigo” dos cabo-verdianos em Angola.

“Aqui nutre-se o respeito, amizade por Angola e por José Eduardo dos Santos, mas é preciso também prestar homenagem ao antigo Presidente angolano e lembrar-se do grande trabalho que desenvolveu em Angola”, apontou, José Maria Neves, em declarações à imprensa, no dia em que se deslocou à representação diplomática angolana para assinar o livro de condolências.

Lembrou que durante a presidência do falecido, houve guerra ao longo de vários anos e que José Eduardo dos Santos contribuiu para a pacificação do país.

Neves destacou, por outro lado, o esforço de reconciliação nacional encetado pelo falecido estadista, assim como a busca da paz pela via da negociação e, também, o “enorme contributo” que deu para a resolução do problema do apartheid, a independência da Namíbia e toda a geopolítica na Africa Central e Austral, que mudou completamente a favor do continente africano.

“Temos de prestar homenagem ao amigo de Cabo Verde e prestar homenagem à liderança africana que, com muita inteligência, elevado nível e muita elegância, soube conduzir os destinos de Angola, garantindo a integridade território de Angola e a união do povo angolano”, sublinhou, vincando que José Eduardo dos Santos deu um “enorme contributo” para a afirmação e desenvolvimento da África Central e da África Austral.

Os restos mortais do antigo Presidente angolano chegaram a Luanda, Angola, no passado dia 20, depois de uma longa batalha jurídica entre a família do falecido.

José Eduardo dos Santos, vítima de doença prolongada, morreu no dia 08 de Julho, numa clínica privada em Barcelona, Espanha.

O seu corpo foi entregue, por decisão de um tribunal espanhol, à viúva Ana Paula dos Santos, mãe de três dos oito filhos do antigo Presidente, contra a vontade dos outros cinco filhos, que não foram avisados da trasladação.

Isabel dos Santos, a braços com a justiça em Angola e outros países devido a acusações de corrupção, e Tchizé, antiga deputada do MPLA, partido do pai, no poder desde 1975, vivem há vários anos no exterior e dizem ser vítimas de perseguição pelas autoridades angolanas.

Dans la même catégorie