MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Guiné Conacri (masculino) e Gâmbia (feminino) vencem o I Campeonato Africano de Futebol Escolar


  22 Décembre      43        Sport (12740),

 

Cidade da Praia, 22 Dez. (Inforpress) – As equipa masculina da Guiné Conacri e feminina da Gâmbia sagraram-se esta quarta-feira vencedoras do I Campeonato Africano de Futebol Escolar realizado no Estádio 25 de Julho em Santa Cruz pela CAF, numa parceria com a FCF.

A formação masculina da Guiné Conacri conquistou o título ao bater a Gâmbia no desempate pela marca de grande penalidade, prova na qual Cabo Verde representado pela Escola José Augusto Pinto, de São Vicente, classificou-se no terceiro lugar, por força da vitória, também no desempate por penaltis, sobre a Mauritânia.

Para além do terceiro lugar, Cabo Verde conquistou o prémio de Melhor Guarda-redes do torneio, atribuído a Mauro Delgado.

Já o jovem atleta Amara Keita da Guiné Conacri foi consagrado como melhor jogador do torneio, ao passo que AlagieJarju foi o melhor marcador da prova masculina.

Já a nível feminino, o combinado da Gâmbia foi coroado com o título de vencedor desta I edição do Campeonato Africano de Futebol Escolar com nove pontos, relegando a Guiné Bissau para o segundo posto com sete pontos e Guiné Conacri para a terceira posição com quatro.

Nesta prova, Senegal e Cabo Verde não pontuaram, mas a equipa crioula foi recompensada com a Taça Fair-Play.

Kaddy Camara da Gâmbia foi eleita a melhor jogadora, Domingas Baptista e Graciete da Silva, ambas da Guiné Bissau, conquistaram os troféus de melhor goleadora e melhor guarda-redes, respectivamente.

Com a duração de três dias, participaram neste evento equipas escolares, masculinas e femininas, com oito jogadores em campo, com idades compreendidas entre 12 a 15 anos.

Os jogos tiveram a duração de 40 minutos (duas partes de 20 minutos cada) com as dimensões de 70 metros x 42 metros e balizas de dois x cinco metros.

O Campeonato Africano de Escolas de Futebol da zona WAFU A, enquadrado no Programa Escolar Africano de Futebol da CAF, é um projecto de desenvolvimento que se concentra no futebol escolar, mas que também apoia programas que aumentam o impacto social do futebol e também capacitam os países participantes a administrar o futebol por meio de programas de treinamento.

À luz do regulamento, as escolas vencedoras, isto é, Guiné Conacri e Gâmbia arrecadaram um prémio monetário de 100 mil dólares cada, montante a ser convertido em projectos, cabendo aos segundo classificados 75 mil e os terceiros 50 mil dólares, prémio conquistado pelo Liceu José Augusto Pinto.

Dans la même catégorie