ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail

45 anos de cooperação: China quer reforçar relações de cooperação com Cabo Verde


  29 Janvier      108        Diplomatie (1785),

 

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress)- O embaixador da China em Cabo Verde reafirmou quinta-feira a vontade da China em reforçar a cooperação com Cabo Verde em todas as áreas, no âmbito do 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Du Xiaocong fez este anúncio no acto de assinatura de dois acordos entre Cabo Verde e China no domínio da cooperação económica e técnica, orçados em 1.404.280.000 escudos, aproximadamente 13 milhões de euros.
“A China quer aproveitar esta oportunidade para reforçar a cooperação em todas as áreas com Cabo Verde, especialmente nos assuntos internacionais. Podemos reforçar a nossa cooperação e coordenação”, afirmou o diploma, que diz ter muita expectativa que, sob a liderança do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, a cooperação entre a embaixada da China e o Governo será “mais fortalecida”.
“Precisamos reforçar ainda mais o nosso relacionamento”, finalizou.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo, prometeu continuar a dar “todo o suporte” para que todas as iniciativas que a China vem desenvolvendo, em relação à África, tenham um “melhor êxito” com a contribuição do arquipélago.
“Queria assegurá-lo que Cabo Verde continuará a ser um parceiro que defende aquilo que a China tem proposto na arena internacional, a política de uma China, e todos os esforços que a China faz ao nível internacional para resolver questões importantes que se colocam”, disse, sublinhado que Cabo Verde continuará a ser um parceiro “útil” na dimensão africana da política chinesa.
Dentro desta política africana, acentuou, a China é um “parceiro importante” para o desenvolvimento da integração regional.
“Queremos contar com a China para que Cabo Verde possa integrar-se, efectivamente, nesta região, na nossa sub-região da CEDEAO e ser também um intermediário entre os grandes projectos que a China tem com o nosso continente africano, visto que Cabo Verde é um parceiro útil, também aqui na nossa sub-região”, frisou.
Cabo Verde espera ainda, segundo o governante, continuar a contar com o apoio da China no que toca à execução do seu plano de vacinação contra a covid-19.

Dans la même catégorie