APS TOUTES LES PERSONNES AYANT COMMIS DES ACTES DE VANDALISME SERONT TRADUITES EN JUSTICE (MINISTRE) AIP Vers une collaboration entre la FAO et l’UNESCO en vue de réaliser les ODD en Côte d’Ivoire (Communiqué) AMI Ouverture du congrès constitutif de l’Union des anciens ministres de Mauritanie AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Plus 33.000 soldats pour sécuriser les élections législatives (CEMGA) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: La CEI Bouaflé déploie ses agents électoraux AIP Après la Côte d’Ivoire et le Ghana, la Guinée procède au lancement de la vaccination de masse contre la COVID-19 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le financement privé de la recherche publique au centre de la rentrée solennelle 2021 du CSRS AIP Côte d’Ivoire-AIP/Inter/ La Cour suprême rejette le recours de l’opposant ghanéen John Mahama AIP Côte d’Ivoire-AIP/International/ RSF dénonce une série d’atteintes à la liberté de la presse au Sénégal (Communiqué) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021 : Divo ne doit plus se transformer en champ de batailles à l’occasion des élections (Wanep-CI)

45 anos de cooperação: China quer reforçar relações de cooperação com Cabo Verde


  29 Janvier      18        Diplomatie (949),

   

Cidade da Praia, 29 Jan (Inforpress)- O embaixador da China em Cabo Verde reafirmou quinta-feira a vontade da China em reforçar a cooperação com Cabo Verde em todas as áreas, no âmbito do 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Du Xiaocong fez este anúncio no acto de assinatura de dois acordos entre Cabo Verde e China no domínio da cooperação económica e técnica, orçados em 1.404.280.000 escudos, aproximadamente 13 milhões de euros.
“A China quer aproveitar esta oportunidade para reforçar a cooperação em todas as áreas com Cabo Verde, especialmente nos assuntos internacionais. Podemos reforçar a nossa cooperação e coordenação”, afirmou o diploma, que diz ter muita expectativa que, sob a liderança do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, a cooperação entre a embaixada da China e o Governo será “mais fortalecida”.
“Precisamos reforçar ainda mais o nosso relacionamento”, finalizou.
Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo, prometeu continuar a dar “todo o suporte” para que todas as iniciativas que a China vem desenvolvendo, em relação à África, tenham um “melhor êxito” com a contribuição do arquipélago.
“Queria assegurá-lo que Cabo Verde continuará a ser um parceiro que defende aquilo que a China tem proposto na arena internacional, a política de uma China, e todos os esforços que a China faz ao nível internacional para resolver questões importantes que se colocam”, disse, sublinhado que Cabo Verde continuará a ser um parceiro “útil” na dimensão africana da política chinesa.
Dentro desta política africana, acentuou, a China é um “parceiro importante” para o desenvolvimento da integração regional.
“Queremos contar com a China para que Cabo Verde possa integrar-se, efectivamente, nesta região, na nossa sub-região da CEDEAO e ser também um intermediário entre os grandes projectos que a China tem com o nosso continente africano, visto que Cabo Verde é um parceiro útil, também aqui na nossa sub-região”, frisou.
Cabo Verde espera ainda, segundo o governante, continuar a contar com o apoio da China no que toca à execução do seu plano de vacinação contra a covid-19.

Dans la même catégorie