MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Alfândega está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas sobre despacho das pequenas encomendas – director-geral


  9 Novembre      61        commerce (309), Economie (21003), Finance (1504),

 

Cidade da Praia, 09Nov (Inforpress) – O director-geral das Alfândegas, Osvaldo Rocha, garantiu esta terça-feira que a instituição está a trabalhar na fiscalização para tomar medidas no sentido de facilitar a vida dos cabo-verdianos, com o lançamento do Documento Único de Pagamento – DUC.
Osvaldo Rocha fez esta afirmação em declarações à imprensa, à margem da sessão de apresentação pública do Sistema de Efectivação de Pagamento nas Alfândegas, ao ser questionado sobre as reclamações que os utentes estão a fazer nesses dias sobre o aumento do preço para a retirada das pequenas encomendas.
Este responsável explicou que muitas vezes o pagamento é maior valor porque a maioria das mercadorias é de carácter comercial e o preço altera conforme o volume.
“Muitas vezes, as mercadorias chegam de uma forma volumosa e requer avaliação e depois disto é que tomamos a decisão como o cliente vai pagar, e sempre existe descontentamento das pessoas no que tange o valor do pagamento”, esclareceu.
Acrescentou ainda que a Alfândega está a averiguar e monitorizar todos os sectores que lidam com o despacho das grandes e pequenas encomendas no sentido de proteger e facilitar a vida dos cidadãos.
Osvaldo Rocha lembrou que recentemente foi lançada a gestão das encomendas, que passa a ser feita através dos transitários, que as recebe no país de origem e fazem toda a movimentação e todo esse expediente que neste momento os utentes fazem e a encomenda é levada ao domicílio do utente, seja lá onde estiver, em qualquer parte do país.
“Antes, os utentes vinham de vários concelhos para fazer o levantamento das suas mercadorias, e agora é mais fácil e célere de ter as suas mercadorias”, apontou.
A Alfândega é uma instituição governamental responsável pela cobrança dos tributos alfandegários e pelo controle de movimentos de entradas e saídas de mercadorias. A cobrança é efectuada a partir de vários mecanismos ou canais, alguns, modernos e eficientes, nomeadamente, o POS e transferências bancárias.

Dans la même catégorie