MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Brava: Edil diz que o ministro da Agricultura trouxe um “reforço” da certeza para o projecto de dessalinização


  29 Janvier      20        Agriculture (4144),

 

Nova Sintra, 29 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, disse terça-feira que o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, trouxe um “reforço” da certeza do projecto de dessalinização da água para a ilha.

Francisco Tavares falava à imprensa, no final das visitas e encontros que realizou com o governante, que levou na comitiva o responsável do programa POSER que explanou também os recursos disponíveis para a ilha, caso consiga apresentar projectos dentro dos objectivos traçados para o POSER.

Além da apresentação de projectos, o autarca anunciou que há programas com financiamentos garantidos, mas que numa primeira edição do concurso não houve candidaturas.

A autarquia ficou de “convencer” os empreiteiros locais a concorrerem e realizarem esta obra de mobilização da água para a agricultura que, de acordo com o edil, trará “inúmeros benefícios” para zonas de Palhal e Lomba Tantum.

Adiantou que a câmara municipal já tinha feito um investimento no quadro do programa Plataforma 20/30, mas sublinhou que com os recursos disponibilizados pelo programa não foi possível concluir o edifício.

Francisco Tavares afirmou que encontrou, entretanto, junto do POSER um mecanismo de financiamento, no âmbito dos objectivos do projecto para a área da promoção do pescado, com garantia de que chegará ao fim.

No quadro das obras e projectos realizados, informou que apresentaram ao ministro os investimentos financiados pelo Fundo do Ambiente, nomeadamente as obras em curso para o mercado de peixe, a chegada do camião de recolha de lixo, financiado pelo mesmo fundo.

Citou ainda um outro programa, já finalizado, também financiado pelo Fundo do Ambiente, que tinha a ver com a construção acessos às piscinas naturais em Fajã D´Água e às praias de Cadjetinha

Após a construção do mercado, adiantou que serão construídas as pocilgas e que ainda há recursos disponíveis para implementar mais este projecto dentro do pacote global, aprovado em 2017 e que vai até 2021.

O edil considerou que o ministro demonstrou “satisfação pelas boas, novas e pelas realizações” já feitas e pelos compromissos assumidos.

Acentuou que a sua equipa terá de “reforçar” este diálogo com as estruturas do ministério para poderem realizar todas as obras e projectos previstos e conseguir dispor dos recursos financeiros já disponíveis, tanto no Fundo do Ambiente, como no MAA ou directamente do programa POSER.

Enfatizou que “a ilha ganha, está ganhando e sairá a ganhar se acelerar todo o processo”.

Sobre a dessalinizadora da Furna, Francisco Tavares explicou que é um programa à parte,  que envolve os governos francês cabo-verdiano e algumas outras empresas e que já está em curso.

Adiantou que a parte “mais difícil” da construção, que era a terraplanagem e as bases já estão no final e que serão necessários mais dois meses para montagem de toda a estrutura do edifício e depois mais um mês para a instalação das máquinas e os primeiros testes.

Dans la même catégorie