APS SENEGAL-AGRICULTURE / Saint-Louis: le DG de la SAED au chevet des agriculteurs de la zone du Diawel MAP Eliminatoires Mondial féminin U17 : « les joueuses marocaines déterminées à signer la victoire face à l’Algérie » (Younes Rabie) APS SENEGAL-CINEMA-UNIVERSITES / Festival film femmes Afrique : ”Inchallah a boy” projeté à l’Université Iba Der Thiam de Thiès MAP RDC: 35 morts et 37 blessés dans le bombardement des camps de déplacés au Nord-Kivu (nouveau bilan) Inforpress INE forma 117 agentes para IMC 2024 que tem como novidade a introdução do módulo Ambiente e Mudanças Climáticas Inforpress Alta Autoridade para Imigração capacita técnicos municipais no reforço dos mecanismos para integração dos imigrantes Inforpress Boxe: David Pina parte este fim-de-semana para Tailândia em busca de qualificação olímpica MAP Niger: Un Nigérian suspecté de meurtres et d’enlèvements arrêté dans le sud-ouest MAP Nairobi: Clôture du Sommet africain sur les engrais et la santé des sols avec la participation du Maroc APS SENEGAL-AVIATION-ACCIDENT-REACTION / Le trafic a repris ”normalement” à l’AIBD (Directeur général LAS)

Brava: Edil diz que o ministro da Agricultura trouxe um “reforço” da certeza para o projecto de dessalinização


  29 Janvier      20        Agriculture (4160),

 

Nova Sintra, 29 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, disse terça-feira que o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, trouxe um “reforço” da certeza do projecto de dessalinização da água para a ilha.

Francisco Tavares falava à imprensa, no final das visitas e encontros que realizou com o governante, que levou na comitiva o responsável do programa POSER que explanou também os recursos disponíveis para a ilha, caso consiga apresentar projectos dentro dos objectivos traçados para o POSER.

Além da apresentação de projectos, o autarca anunciou que há programas com financiamentos garantidos, mas que numa primeira edição do concurso não houve candidaturas.

A autarquia ficou de “convencer” os empreiteiros locais a concorrerem e realizarem esta obra de mobilização da água para a agricultura que, de acordo com o edil, trará “inúmeros benefícios” para zonas de Palhal e Lomba Tantum.

Adiantou que a câmara municipal já tinha feito um investimento no quadro do programa Plataforma 20/30, mas sublinhou que com os recursos disponibilizados pelo programa não foi possível concluir o edifício.

Francisco Tavares afirmou que encontrou, entretanto, junto do POSER um mecanismo de financiamento, no âmbito dos objectivos do projecto para a área da promoção do pescado, com garantia de que chegará ao fim.

No quadro das obras e projectos realizados, informou que apresentaram ao ministro os investimentos financiados pelo Fundo do Ambiente, nomeadamente as obras em curso para o mercado de peixe, a chegada do camião de recolha de lixo, financiado pelo mesmo fundo.

Citou ainda um outro programa, já finalizado, também financiado pelo Fundo do Ambiente, que tinha a ver com a construção acessos às piscinas naturais em Fajã D´Água e às praias de Cadjetinha

Após a construção do mercado, adiantou que serão construídas as pocilgas e que ainda há recursos disponíveis para implementar mais este projecto dentro do pacote global, aprovado em 2017 e que vai até 2021.

O edil considerou que o ministro demonstrou “satisfação pelas boas, novas e pelas realizações” já feitas e pelos compromissos assumidos.

Acentuou que a sua equipa terá de “reforçar” este diálogo com as estruturas do ministério para poderem realizar todas as obras e projectos previstos e conseguir dispor dos recursos financeiros já disponíveis, tanto no Fundo do Ambiente, como no MAA ou directamente do programa POSER.

Enfatizou que “a ilha ganha, está ganhando e sairá a ganhar se acelerar todo o processo”.

Sobre a dessalinizadora da Furna, Francisco Tavares explicou que é um programa à parte,  que envolve os governos francês cabo-verdiano e algumas outras empresas e que já está em curso.

Adiantou que a parte “mais difícil” da construção, que era a terraplanagem e as bases já estão no final e que serão necessários mais dois meses para montagem de toda a estrutura do edifício e depois mais um mês para a instalação das máquinas e os primeiros testes.

Dans la même catégorie