ANP Vainqueur de la présidentielle, Bazoum Mohamed rend hommage au peuple nigérien et décline ses priorités ANP Niger : Biographie de M. Mohamed Bazoum, le vainqueur de la présidentielle, selon les résultats provisoires ANP Niger : Réunion extraordinaire, ce mercredi 24 février 2021, du Conseil National de Sécurité APS DES CENTRES DE FORMATION AUX MÉTIERS DE LA MOBILITÉ EN GESTATION (OFFICIEL) APS KAOLACK : LE TAUX DE COUVERTURE MALADIE UNIVERSELLE SE HISSE À 36,66% (DG) APS KAOLACK : PLAIDOYER POUR ÉRIGER MÉDINA BAYE EN COMMUNE APS PRÈS D’UNE TONNE DE CHANVRE INDIEN SAISIE PAR LES DOUANES DE KAOLACK APS LES ÉLECTIONS À LA CAF, UN VIRAGE IMPORTANT POUR LE FOOTBALL CONTINENTAL (GIANNI INFANTINO) APS DES ARBITRES ÉGYPTIENS ET GUINÉENS POUR LES PROCHAINS MATCHS DES LIONS MAP L’ambassadeur Hilale saisit le SG de l’ONU et le CS sur les violations des droits de l’Homme dans les camps de Tindouf

Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos prova que o Governo está a cumprir com o sector – PM


  22 Janvier      9        Santé (9371),

   

João Teves, 22 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro afirmou hoje que o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, ora inaugurada, e elevado à categoria de Delegacia de Saúde, prova de que o Governo está a cumprir com este sector.

Ulisses Correia e Silva, que falava hoje no acto da inauguração desta nova infra-estrutura de saúde, erigida na localidade de Serrado, lembrou que o Governo que dirige elegeu a saúde como a primeira prioridade e que estão a cumprir.

“Estamos a cumprir, com aquilo que é e que foi o nosso compromisso relativamente ao sector da Saúde, nesta infra-estrutura e noutras. Mas, essencialmente no sentido de garantirmos que a saúde vá ao encontro das populações”, concretizou o governante.

Para o primeiro-ministro, São Lourenço dos Órgãos passa a estar dotado de um Centro de Saúde “moderno e bem equipado”, considerando-o um “bom investimento ao serviço das pessoas”.

“Investir em centros de Saúde, em postos sanitários e em unidades sanitárias de base, como temos estado a fazer em todo o Cabo Verde, é levar a Saúde mais próxima da população e saúde para todos”, sublinhou.

Na ocasião, o chefe do executivo lembrou que os centros de Saúde a nível nacional estão a ser apetrechados com equipamentos médico-hospitalares modernos e funcionais, com o objectivo de colocar o serviço de saúde cada vez mais próximo da população e ainda para reduzir as evacuações internas.

“É com estes investimentos de qualidade e que tocam as necessidades das pessoas e nos concelhos onde elas vivem, que podemos dizer com cara levantada que governamos para todos os cabo-verdianos e para todos os concelhos”, assegurou Ulisses Correia e Silva

Por outro lado, afirmou que não tem dúvidas de que com a expansão do Centro de Saúde de Santa Cruz, com a entrada em funcionamento do Posto Sanitário de Cancelo (Santa Cruz) e Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos e com a conclusão das obras do novo Centro de Saúde de Assomada (Santa Catarina) que Santiago Norte estará a dar “um salto significativo” a nível das estruturas de saúde, aumentar a capacidade de ofertas e bons serviços de saúde.

Por sua vez, o presidente da câmara, Carlos Vasconcelos, que considerou o dia “memorável” para a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), e em particular para São Lourenço dos Órgãos, mostrou-se satisfeito com o facto deste “jovem município” e os seus concidadãos terem ganhado uma infra-estrutura de saúde capaz de responder às suas demandas.

Para o autarca, já lá vão os tempos em que para um “ simples exame, diagnósticos, tratamentos, consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral os laurentinos teriam de se deslocar aos outros municípios para serem atendidos.

Na ocasião, o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, concedeu a posse à primeira delegada de Saúde local, Liliane Hungria.

Com a elevação do Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos à categoria de Delegacia de Saúde, a RSSN passa a ter cinco delegacias de Saúde, um hospital regional e um centro de Saúde – São Salvador do Mundo –, que depende da delegacia de Saúde de Santa Catarina.

A nova estrutura de Saúde, conforme a autarquia laurentina, congrega cinco blocos, de acordo com as necessidades funcionais, com várias valências técnico-profissionais, desde serviços gerais de prestação de cuidados de saúde, serviços de saúde reprodutiva, serviços de apoio a diagnóstico e tratamento, um bloco destinado à administração do centro e um espaço para os serviços de apoio técnico.

Trata-se, segundo a mesma fonte, de um edifício que vai ter mais valências, como consultas de especialidades, serviços de consultas programadas de medicina geral, incluindo o seguimento de doenças crónicas, internamento e salas de triagem.

As obras da construção do novo Centro de Saúde local foram co-financiadas pelo Fundo Kuwait e pelo Governo de Cabo Verde, num investimento de mais de 117 mil contos.

Estiveram ainda no acto a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, o director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, director da Região Sanitária de Santiago Norte, João Baptista Semedo, presidentes das câmaras e assembleias municipais de Santiago Norte, eleitos municipais e deputados nacionais da região, profissionais de saúde local e moradores.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Dans la même catégorie