AIP Des Ivoiriens de la diaspora s’activent pour la relance économique post – COVID-19 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ JIF 2021: Pr Ly Ramata Bakayoko annonce des innovations et invite les femmes à se l’approprier AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: Le nouveau député de Zuénoula commune salue l’esprit d’apaisement du scrutin Inforpress PERFIL: “Sou agricultora e feliz mesmo que tiver apenas arroz para cozinhar” – Lúcia Monteiro Inforpress São Vicente: “É evidente que a desigualdade social está a aumentar em Cabo Verde” – líder do PAICV Inforpress Manifestações sindicais exigindo o cumprimento das promessas feitas pelo Governo são “partidárias” – MpD GNA Village Savings and Loans scheme empowering rural women in Adansi north GNA Koforidua GPRTU intensifies road safety campaign GNA Ultra-Modern Plaza being built for Essikado APS LE PRÉSIDENT DU NIGER, MAHAMADOU ISSOUFOU, LAURÉAT DU PRIX IBRAHIM 2020

Dança: Djam Neguin estreia performace “Mornatomia” no Centro Cultural Português


  2 Février      8        Arts & Cultures (1494), Société (29553),

   

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – O bailarino e coreógrafo Djam Neguin estreia, nos dias 04 e 05 de Fevereiro, a performance “Mornatomia” no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, um ano depois da sua estreia em solo português.
“Mornatomia” foi desenvolvido pelo artista durante uma residência artística, em Portugal, depois de ter sido seleccionado no programa de Promoção do Emprego nas actividades geradoras de rendimento no sector cultural (Procultura) destinado aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste, em 2019/2020.
Durante três meses, Djam Neguin esteve na Arte Total – uma estrutura especializada na criação, produção e formação artística contemporânea, em Braga, em processo de criação e conclusão do seu trabalho.
Em Março de 2020, o artista teve a oportunidade de estrear em Portugal, mas por motivos da pandemia da Covid-19, somente agora será apresentado no solo nacional.
A ideia do espectáculo, segundo dissera o artista à Inforpress aquando da atribuição desta bolsa, nasceu em Setembro de 2019, muito antes da atribuição desta bolsa da Procultura, quando esteve no Brasil numa residência com a companhia de dança Balé Baiao, em Itapipoca.
Mornatomia, junção de morna e “tomia” (sufixo que traduz, nas ciências da saúde, a ideia de cortar em partes para analisa-las e entende-las holisticamente), é um solo de dança contemporânea, de 45 minutos, que tem o género musical cabo-verdiano, morna, a sua principal inspiração.
“Djam Neguin mostra a morna como o sentir do seu povo fazendo a sua anatomia de uma forma brilhante apresentando de uma forma esteticamente original todo o seu significado”, lê-se na nota a que a Inforpress teve acesso.
Segundo informações do Centro Cultural Português todas as apresentações do espectáculo serão com entrada livre, sujeita a reserva prévia de bilhete, através de telefone ou email do Centro Cultural Português.
A lotação do auditório do Centro Cultural Português é limitada e cumpre todas as normas de segurança e prevenção, em vigor, face à pandemia covid-19.

Dans la même catégorie