MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

PR pede “inquérito rigoroso” sobre as circunstâncias da morte do adolescente da Brava


  9 Août      49        social (708),

 

Cidade da Praia, 09 Ago (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, disse esta segunda-feira, que as autoridades competentes devem fazer um “inquérito rigoroso” sobre as circunstâncias da evacuação e da morte do adolescente João Carlos Martins da Cruz, de 14 anos.
“Devem ser tomadas medidas urgentes para se criar um verdadeiro sistema de evacuação médica no País, de modo a serem prevenidas situações do género, desgaste do sistema de saúde e descontentamento pelo nível de atendimento e de serviços prestados nos hospitais e centros de saúde”, escreveu o Chefe de Estado na sua página oficial do Facebook, acrescentando que se deve auditar o atendimento em todo o sistema nacional de saúde (SNS).
Neves revelou que falou ao telefone com o pai do adolescente que faleceu após ter sido evacuado, em condições muito precárias, da ilha Brava para o Hospital Regional São Francisco de Assis, no Fogo.
Para o Presidente da República (PR), tem havido muitas queixas, justas ou injustas, de pessoas que se consideram mal atendidas e/ou mal tratadas nos serviços de saúde.
“Tenho consciência do quanto esforço tem sido feito pelo pessoal de saúde a todos os níveis e homenageio-os por isso”, frisou, reconhecendo, porém, que “os tempos são outros e as pessoas muito mais exigentes e, por conseguinte, “almejam muito mais e melhor”.
No dizer do PR, já há condições técnicas e humanas no País para prestar serviços finais aos utentes de melhor qualidade.
João Carlos Martins da Cruz faleceu no Hospital Regional do Fogo, depois de ter passado por várias dificuldades durante uma evacuação em “condições precárias”. Sabe-se que, depois de avariado, o bote regressou à ilha Brava, tendo a vítima sido evacuada de novo numa outra embarcação de pesca.
O delegado de Saúde da Brava, Hélder Pires, negou que as condições de transporte tenham sido a causa da morte do adolescente.
“O paciente acabou por falecer não por causa da embarcação que teve problemas. O mesmo até chegou com vida do Hospital Regional do Fogo”, disse à Inforpress o médico Hélder Pires.
O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que o relatório emitido pelo Hospital da Praia, após o resultado do exame efectuado ao adolescente indica que o falecimento foi devido a um quadro de leucemia aguda.

Dans la même catégorie