ANP Soutien au CNSP : les Étudiants et Scolaires de Diffa prêts à poursuivre le combat de la souveraineté nationale avec les autorités de transition ATOP Kozah/Elections législatives et régionales : Les opérations de vote se déroulent effectivement dans la région de la Kara ATOP Zio/les opérations de vote pour les élections régionales et législatives se déroulent dans le calme dans la maritime AIP Un professeur projette de traduire l’œuvre « Abidjan nid d’artistes » en langue coréenne AIP La Fondation Lonaci réhabilite et équipe des écoles à travers la Côte d’Ivoire AIP Des attestations à 29 jeunes formés en cybersécurité à l’EMSP AIP A Nairobi, le Premier ministre Robert Mambé appelle la Banque mondiale à soutenir les populations vulnérables ANP Diffa : la case de santé d’Awaridi transformée en CSI type 2 par OIM sous le financement japonais ANP La Direction de la Police de Diffa dotée d’un Nouveau local flambant neuf par l’OIM AGP Guinée : Vers la promulgation de deux Lois pour mettre fin aux conflits entre agriculteurs et éleveurs

Presidencia`2021: Gilson Alves elogia resistência das gentes de Chã das Caldeiras


  13 Octobre      38        Politique (25388),

 

Chã das Caldeiras, 13 Out (Inforpress) – O candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro Gilson Alves, que visitou Chã das Caldeiras nesta terça-feira, enalteceu a resistência desse povo, que poderá ser a “grande inspiração” na construção do “grande Cabo Verde”.
Apaixonado logo à primeira vista pela carismática vila ao sopé do vulcão, confirmou que já pensa mesmo em viver uns tempos neste “lugar fascinante”, que lembrou a sua terra de nascença, Santo Antão.
“É como se o tivesse visitado toda a minha vida, mas é a minha primeira vez no Fogo. Os foguenses são especiais na nossa cabo-verdianidade, porque lutam com o vulcão toda a sua vida e têm grandes lições de resistência à adversidade, face ao perigo, face à regeneração da sua realidade diária”, elogiou.
Daí, que, considerou, no sonho de um “grande Cabo Verde”, a ilha do Fogo, e especialmente Chã das Caldeiras, poderá ser a “grande inspiração”.
Contudo, “nem tudo são rosas”, uma vez que os moradores, através de desabafos ao candidato, mostraram-se “desiludidos e abandonados” pela classe política.
“Eles disseram que os políticos passaram por cá para pedir voto, mas quando as pessoas estão aqui a sofrer sem chuva, sem trabalho, eles não conseguem vir aqui para esta massada”, explicou Gilson Alves.
O candidato relembrou que a situação de Chã das Caldeiras surgiu muito antes da pandemia, que não pode ser desculpa para o “sofrimento” daquelas pessoas.
“Eu quero ser um Presidente, que anda por todos os lados, costumo dizer que sou como um cabrito que sobe e desce as rochas, adoro falar e aprender com as pessoas a sua história. Temos de visitar os nossos irmãos e sentar a conversar, só assim é que os conseguimos compreender”, advogou.
Gilson Alves, que se diz “bem mais confiante” em bons resultados com esta “lição de resistência”, tinha intenção de escalar o vulcão e colocar uma bandeira, mas não concretizou o seu sonho devido ao avançar da hora.
Contudo, asseverou, a ideia da sua campanha é “subir uma rocha de dificuldades e outra de esperança, atravessar o impossível e o inferno cinco ou seis vezes e fincar a bandeira da esperança lá em cima”, e assim prometeu ser um Presidente “próximo das pessoas com mais dificuldades”.
Gilson Alves deixa a ilha do Fogo hoje numa viagem de barco de cerca de quatro horas rumo à Santiago, onde terá como primeira paragem, logo após o desembarque, o berço da cabo-verdianidade, a Cidade Velha.
Nas presidenciais do dia 17 de Outubro, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

Dans la même catégorie