MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

Sérvia quer reforçar relações de cooperação com Cabo Verde nas áreas de educação turismo agricultura e desporto


  15 Septembre      32        COOpération (783), Economie (21003),

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O Governo da Sérvia quer aprofundar o diálogo e a cooperação com Cabo Verde, nomeadamente nas áreas de educação, turismo, agricultura, desporto e a nível da governação electrónica.
Essa disponibilidade foi apresentada esta quarta-feira, na cidade da Praia, pelo ministro adjunto para Cooperação Bilateral da Sérvia, Vladimir Maric, após um encontro com a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miriam Vieira, no quadro de uma curta visita que realiza à Cabo Verde.
O encontro, segundo a governante cabo-verdiana, serviu para discutir e definir já algumas áreas onde a Sérvia poderá ajudar Cabo Verde, dentro do quadro de estratégia de desenvolvimento do país.
“Ficou assente que precisamos reforçar a cooperação, nomeadamente no domínio da educação. Aqui refiro às bolsas para a formação superior na Sérvia.  Também a agricultura foi um dos sectores que nós pensamos que há potencialidades para o desenvolvimento de acções de cooperação, considerando a expertise que tem neste domínio”, apontou.
Outra área onde os dois Estados poderão desenvolver acções de cooperação é a da governação electrónica.
A secretária de Estado lembrou que Cabo Verde tem um grande plano estratégico para a digitalização da sua economia, estando o país também a fazer uma grande aposta, sobretudo, no sector da saúde, com o desenvolvimento de programas ligados à telemedicina.
“A Sérvia está disponível também para trabalhar com Cabo Verde neste ramo”, disse.
No que se refere ao turismo, Vladimir Maric realçou as potencialidades turísticas de Cabo Verde e manifestou o interesse e a disponibilidade da Sérvia em ajudar na promoção do destino turístico cabo-verdiano.
O governante sérvio garantiu igualmente que a Sérvia vai ajudar Cabo Verde a fazer face às crises, e falou inclusive na possibilidade de, ainda este ano, disponibilizar uma ajuda alimentar ao arquipélago.
Durante a sua visita, Vladimir Maric vai reunir-se também com o ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, para discutirem as formas de cooperação ao nível do desporto.
O ministro adjunto para a Cooperação Bilateral da Sérvia foi portador de uma mensagem do chefe da diplomacia da Sérvia ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, com quem manteve um encontro terça-feira, 13, à noite no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia.

Dans la même catégorie