AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS

Turismo de Cruzeiro: Enapor previu crescimento de 14% de escalas – covid-19 vai obrigar a “redução significativa”


  25 Septembre      23        Société (45136),

 

Mindelo, 25 Set (Inforpress) – A Enapor estimou para 2020 um crescimento de 14 por cento (%) no número de escalas de navios de cruzeiro, contudo devido ao fecho, em Março, motivado pela covid-19, tudo aponta para uma “redução significativa” de escalas.
Em declarações à Inforpress, no Mindelo, o presidente do conselho de administração da empresa pública que gere os portos do País, Alcides Lopes, lembrou, no entanto, que o peso do negócio de cruzeiros na actividade da empresa “não é expressivo”, pois os navios de cruzeiro representaram, em 2019, cerca de 2% do total de escalas.
“Mas sabemos que é um negócio bastante importante para as comunidades portuárias e cidades”, concretizou o responsável.
Aliás, o relatório e contas da Enapor referente a 2019, disponível no sítio da empresa na Internet, em www.enapor.cv, revela que o negócio de cruzeiros em Cabo Verde “consolidou-se em 2019”, ao registar 147 escalas nos portos do arquipélago e 49.860 passageiros, neste particular um aumento de 14,5 por cento (%) em relação a 2018.
O Porto Grande contribuiu com 52% da quota de mercado, para um total de 55 navios, enquanto o Porto da Praia recebeu 31 navios, o que representa 31% da quota de mercado.
O facto, hoje, é que a actividade de cruzeiros a nível mundial encontra-se praticamente suspensa, com a frota mundial na sua maioria parada e a aguardar a melhoria da situação epidemiológica.
Confrontado com a possibilidade de retoma, Alcides Lopes considerou que sendo uma actividade, e principalmente os barcos, que comporta “riscos elevados” de transmissão da doença covid-19, a retoma “não se afigura rápida” em relação a outras actividades turísticas mais clássicas.
“As companhias de cruzeiros têm estado a perspectivar os itinerários e a venda dos pacotes de acordo com um conjunto de informações que recolhem, mas têm vindo a fazer anúncios e adiamentos”, declarou a mesma fonte.
“Alguns poucos países estão já abertos mediante protocolos em matéria de saúde bastante rigorosos e a maioria fechados”, sintetizou o presidente do conselho de administração da Enapor.
O que não pára é o projecto para a construção do terminal de cruzeiros do Mindelo, que, segundo a mesma fonte, entrou na 2ª fase do concurso para as obras, tendo já sido seleccionadas as cinco empresas que vão agora entregar as propostas técnica e financeira para a obra, prevista para iniciar-se em 2021.
Por isso, a Enapor, segundo Alcides Lopes, objectiva reforçar a divulgação do destino Cabo Verde, quer através da componente do projecto do terminal de cruzeiros, dedicado a divulgação e tratamento do destino, que se iniciará no próximo ano, quer através das acções habituais junto dos parceiros, em fóruns diversos e nas feiras, entre outras.
O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá cais de cruzeiro de cerca de 400 metros de comprimento, com dois berços de atracação, sendo um de 11 metros e o outro de 9,5 metros de profundidade.
Será servido por uma gare marítima para passageiros de cerca de 900 metros quadrados, uma vila turística junto à marginal, que vai ter lojas, free-shop, restaurantes, bares, pequenos museus e souvenir, e parque de estacionamento com 6.150 metros quadrados para táxis e autocarros.
De acordo com o Financial Times (FT), a indústria dos cruzeiros movimenta cerca de 127 mil milhões de euros, com algumas dezenas de operadores e perto de 350 navios, que transportaram 30 milhões de passageiros em 2019.
Uma das maiores empresas, a MSC, indica o FT, está a investir cerca de meio milhão de euros em protocolos de saúde, com três níveis de testagem para os passageiros.
Com a paragem dos navios (os vários que estão estacionados junto à baía de Weymouth, em Inglaterra, já são uma imponente atracção turística), e dos negócios, há também um aumento do número de navios enviados para serem desmanchados, e os grandes grupos estão a ir ao mercado para sobreviver.
De acordo com o FT, os três maiores, a Carnival, a Royal Caribbean e a Norwegian já tiveram de se financiar em perto de 24 mil milhões de dólares.

Dans la même catégorie