MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Chefe de Estado considera “importante” a socialização das boas práticas do olimpismo à sociedade cabo-verdiana


  16 Novembre      44        Sport (12740),

 

Cidade da Praia, 16Nov (Inforpress) – O Presidente da República destacou esta terça-feira a importância da evolução do olimpismo cabo-verdiano desde os primórdios da sua criação com Antero Barros, 1989, até a presente data e considerou “importante” socializar as boas práticas à sociedade cabo-verdiana.
José Maria Neves, que visitou esta tarde a sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), na Cidade da Praia, onde reuniu-se com os responsáveis da instituição olímpica e com os dirigentes das federações filiadas, disse que “a sociedade cabo-verdiana precisa como de pão para a boca destas boas práticas”.
Referiu que o “Prémio de Boa Governança” atribuído pelo Comité Olímpico Internacional ao COC demonstra a sustentabilidade e a durabilidade do desenvolvimento, tendo ressalvado que o desporto tem estado a dar um contributo importante para a promoção do país.
Para o chefe do Estado, numa sociedade muito intensa, marcada pela precariedade de equilíbrios, o desporto permite reduzir esta tensão e libertar energias para uma melhor tolerância, em todas as fissuras da sociedade, mediante criação de espaços de convivência e ocupação de tempos livres, com reflexos directos na redução de violências.
Num país sem recursos como Cabo Verde, afirmou o Presidente da República, o desporto afigura-se como um “factor catalisador” para que o cabo-verdiano seja destaque para poder ser notado por este mundo fora.
Daí, incentivou o COC a continuar a fazer “este trabalho de melhorar cada vez mais a performance do país, para melhorar permanentemente o desempenho”.
José Maria Neves, que vai ser o primeiro Presidente da República cabo-verdiana a integrar a delegação crioula numa edição dos Jogos Olímpicos, Paris’2024, asseverou que Cabo Verde pode compensar a falta de recursos naturais tradicionais com a sua capacidade criativa, razão pela qual enalteceu o investimento na “riquíssima Diáspora”, em todos os domínios.
“O desporto, nas diferentes modalidades, tem-nos mostrado caminho. A selecção de futebol, várias modalidades têm-nos mobilizado atletas na Diáspora para representarem Cabo Verde. Neste momento, a grande reivindicação dos cabo-verdianos na Diáspora é o passaporte cabo-verdiano, querem ser cabo-verdiano e representar a bandeira de Cabo Verde”, assegurou.
Desta visita ao COC, o chefe do Estado inteirou-se do funcionamento e projectos em curso, tendo afirmado que o desporto e o COC estão a mostrar os caminhos para a construção de uma nação global cabo-verdiana.
Nesta que foi a segunda visita de um Presidente da República a “Casa do Olimpismo”, sendo a primeira efectuada pelo então chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, a presidente do COC, Filomena Fortes, realçou a importância que o desporto poderá desenvolver na vida das pessoas, enquanto um factor catalisador em todas as áreas.
“É transversal a todas as outras áreas, como a saúde, a cidadania, o ambiente”, finalizou Filomena Fortes.

Dans la même catégorie