APS LES LIONS JOUERONT CONTRE LES REQUINS BLEUS EN AMICAL APS LE JARAAF EST FIER D’AVOIR CONTRIBUÉ AU RETOUR DE LAMINE DIACK (PRÉSIDENT) MAP M. Nasser Bourita s’entretient avec son homologue bissau-guinéenne MAP Côte d’Ivoire : Face au déficit d’électricité, un programme de « rationnement » GNA ‘It’s time to address disconnect between science and the people’ ABP Coopération / Le préfet Mègbédji signe un protocole d’accord avec la Fédération pour la Paix Universelle ABP Culture / Le projet « Wá Cinéma » officiellement lancé à Lobozounkpa ABP Social / Une délégation de cinq ambassadeurs de l’Union européenne échange avec les jeunes du centre Amour et Vie de l’ABMS d’Abomey-Calavi ABP Football / Quarante-quatre pays répartis par sous-région pour disputer les éliminatoires de la CAN féminine au Maroc ABP Santé / 40 452 enfants vaccinés lors de la campagne de riposte contre la poliomyélite dans la zone sanitaire Lokossa-Athiémé

ANGOLA ENALTECE NOVO ACORDO UE/OEACPS


  17 Avril      14        Politique (16654),

   

Luanda, 17 de Abril (ANGOP) – A República de Angola atribui particular importância ao novo acordo de parceria entre a União Europeia e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACPS) para os próximos 20 anos, rubricado quinta-feira, 15, em Bruxelas, Reino da Bélgica.

Segundo uma nota, a que a ANGOP teve acesso sexta-feira, 16, este instrumento jurídico, para além de ser incontornável na cooperação com os diversos países, é também importante no relacionamento Sul-Sul e Intra/OEACP, no quadro do Acordo de Georgetown revisto, aprovado na Nona Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, realizada, em 2019, em Nairobi, capital do Quénia.

Esta nova parceria é importante para Angola, na medida em que a sua entrada em vigor decorrerá ao longo do período em que assumirá a presidência da OEACP, que se inicia em 2022, com a realização da 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacifico.

Os principais negociadores, a comissária de Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração do Togo, Robert Dussey, rubricaram a conclusão formal das negociações do Acordo Pós-Cotonou, que estabelece o quadro de cooperação política, económica e sectorial.

Na ocasião, Jutta Urpilainen disse que esta nova e abrangente parceria, com o maior grupo de países parceiros, é uma importante conquista política e marca um ponto de viragem em sintonia com as novas realidades e desafios internacionais.

Segundo a comissária europeia, o acordo é importante no fortalecimento das relações bilaterais da UE com cada Estado OEACP e suas respectivas regiões, posicionando a parceria OEACP-UE como uma força catalisadora, para promover acções comuns no cenário global.

Por seu turno, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração Regional do Togo, Robert Dussey, disse que o novo acordo incorpora as ambições de ambas as partes, para que renovem os termos da sua cooperação e reposicionem a sua parceria em torno de novos objectivos, num mundo que mudou profundamente e em constante transformação.

Segundo o negociador chefe da OEACP, tendo em conta as preocupações e expectativas dos Estados da OEACP, o novo acordo constitui uma base sólida para reforçar ainda mais a relação com a UE.

Este instrumento moderniza substancialmente a cooperação e alarga o âmbito e a escala das ambições da UE e do OEACP, para enfrentar melhor os desafios actuais e futuros.

Os parceiros aumentaram os seus compromissos em áreas prioritárias como os direitos humanos, democracia e governação, paz e segurança, desenvolvimento humano, que abrange saúde, educação e igualdade de género, bem como sustentabilidade ambiental, mudança climática, desenvolvimento e crescimento sustentável e migração e mobilidade, entre outras.

Na cerimónia, que decorreu em formato virtual, Angola esteve representada pelo embaixador de Angola na Bélgica, Mário de Azevedo Constantino.

Dans la même catégorie