MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Antigo campeão nacional de boxe Walter Barros cria projecto desportivo para combater violência juvenil


  17 Juin      40        Sport (12732),

 

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – O campeão nacional de Boxe de 2015, Walter Barros, criou um projecto desportivo com o objectivo de combater a violência juvenil, na Cidade da Praia, através do desporto.

Trata-se, segundo adiantou o atleta, do projecto “Desporto e combate Walter Barros”, direccionado aos jovens de vários bairros da Achada Santo António e arredores, visando, sobretudo, a recuperação daqueles que já se encontram no mundo da delinquência.

O foco principal é trabalhar com os jovens que fazem parte de algum grupo de ‘thugs’ para promover uma dinâmica diferente de união, disciplina e regras. O projecto visa formar jovens conscientes através do desporto e chamar a atenção dos mesmos sobre o poder de destruição que a violência juvenil exerce nas comunidades”, explicou.

A intenção é de arrancar com esse projecto já depois do término da situação de calamidade, declarada pelo Governo até 30 de Junho.

Walter Barros, que é morador da zona de Fundo Cobom, conta que a iniciativa surgiu do pedido de um grupo de jovens e crianças, qos quais, inspirados pela sua trajectória, querem levar “uma vida diferente” e também da necessidade de fazer algo para o seu bairro.

Uma das metas do projecto é trabalhar com os jovens que já fazem parte de algum grupo e implementar a paz através do desporto. Trabalhar com jovens de grupos de ‘thugs’ rivais, que são jovens do mesmo bairro, mas que estão limitados por conta da rivalidade”, disse, contando que dos trabalhos preliminares, resultou já um acordo entre os grupos no sentido de poderem treinar juntos e pacificamente.

O boxe e o boxe thai, esta última uma nova modalidade que une o boxe e a muay thai, são as modalidades de entrada do projecto e futuramente serão trabalhadas outras modalidades como karaté, judo, jiu-jitsu e capoeira.

O projecto, de acordo com o mentor, já conta com a parceria da Associação de Fontom e a disponibilização do campo de Tira Chapéu para a realização das actividades.

A intenção é trabalhar em primeiro lugar nas comunidades com as crianças, os jovens e os adultos que estão na vida de delinquência.

Entretanto, Walter Barros adiantou que pretende também levar este projecto aos serviços prisionais.

Para tal, adiantou que vai propor uma parceria com os Serviços de Reinserção Social para também contribuir para a regeneração dos reclusos.

Além de implementar a prática do desporto nas comunidades para combater a violência, o atleta pretende ainda criar parcerias com diversas instituições e desenvolver acções de formação profissional para os jovens que pretendem deixar o mundo da violência.

A intenção, segundo explicou, é de estabelecer parcerias com o Ministério da Educação para a disponibilização de salas de aula para a realização dessas formações.

Queremos trazer pequenas formações para as comunidades, em vez dos jovens terem que percorrer grandes distâncias e correr o risco de passar por situações de violência por conta das guerras de grupos, já podem contar com capacitação profissional dentro dos bairros”, frisou.

Walter Barros foi campeão regional e nacional de boxe na época 2014/2015 e actualmente trabalha como ‘personal trainer’.

Dans la même catégorie