ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail

Bissau acolhe 63ª Sessão do Comité de Ministros


  15 Mars      70        Société (45137),

 

Bissau,15 Mar 19(ANG) – A capital Bissau acolhe esta sexta-feira e pela primeira vez a 63ª reunião do Comité de Ministros da Agência para a Segurança e Navegação Aérea em África e Madagáscar(ASECNA).

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes afirmou que volvidos 13 anos de ingresso na ASECNA, a Guiné-Bissau sente-se privilegiada ao acolher esta sessão do Comité de Ministros.

 » O último a entrar nesta grande família da ASECNA, o nosso país está consciente e declara o seu apreço pela contribuição desta instituição do desenvolvimento da aviação civil », disse.

O Primeiro-ministro afirmou que a ASECNA apoiou a Guiné-Bissau permitindo a criação de infra-estruturas e equipamentos técnicos das plataformas aeroportuárias, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, no actual contexto de mundialização.

« Esta Agência disponibilizou os equipamentos modernos e de última geração aumentando assim a funcionalidade e atractividade deste aeroporto », enalteceu.

Sublinhou que o programa de investimento para a Guiné-Bissau continua em todas as áreas, nomeadamente da navegação aérea, do combate ao incêndio assim como da gestão da metodologia aeronáutica e outros domínios.

Disse que a ASECNA reforçou igualmente a capacidade da Agência nacional da Aviação Civil da Guiné-Bissau por forma a assegurar uma supervisão eficaz do cumprimento das normas e regulamento da organização da Aviação Civil Internacional.

Um outro importante apoio da ASECNA ao país, de acordo com Aristides Gomes, diz respeito a capacitação de actores do sector, adiantando que neste âmbito, a Agência disponibilizou formações várias com vista a qualificação de quadros que actualmente ocupam cargos chaves nos diferentes sectores da Aviação Civil.

« Com efeito, dispor de técnicos e quadros altamente qualificados não é uma opção, mas sim uma exigência para um país que deseja garantir um desenvolvimento harmonioso, seguro, de qualidade e competitivo da sua Aviação Civil », referiu.

No final da 63ª sessão do Comité de Ministros da ASECNA, a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da organização por um período de um ano, em substituição da República do Togo.

Dans la même catégorie