MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Boa Vista: Paulo Santos desafia a ilha a acolher o campeonato de futebol masculino senior


  11 Février      27        Sport (12740),

 

Sal Rei, 11 Fev (Inforpress) – O vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Paulo Santos, desafiou hoje a Boa Vista a acolher a final do campeonato nacional de futebol, senior masculino, almejando ainda desenvolver outros projectos úteis do futebol da ilha.
Paulos Santos lançou o repto durante a abertura da formação de treinadores e árbitros de futebol de praia (beach soccer, em inglês) que teve início hoje na ilha de Boa Vista, ministrada pelo treinador-adjunto da selecção portuguesa da modalidade, Luís Birro, e pelo responsável da arbitragem do futebol de praia da Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo o dirigente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, esta formação, que vai decorrer até sexta-feira, 14, é “mais um passo na materialização do programa de governação da Federação Cabo-verdiana de Futebol e do desenvolvimento do futebol em Cabo Verde”.
Paulo Santos anunciou que a federação desenhou, em parceria com a Câmara Municipal, um projecto do futebol de praia para a ilha da Boa Vista que contempla a aquisição de uma infra-estrutura, de varias formações, e que irá culminar com a realização do Inter-ilhas de futebol de praia em meados de Agosto, na Boa Vista, com a representação de todas as ilhas onde se pratica a modalidade.
“Isto vai ser um pontapé de saída para a massificação da modalidade a nível de Cabo Verde”, disse o dirigente que apontou o futebol de praia e o futsal como pilares do desenvolvimento do futebol em Cabo Verde.
Outra nova que Paulo Santos anunciou durante a abertura da formação, é a preparação de um plano de ‘beach soccer’ a ser implementado, nas outras ilhas, pela coordenadora da modalidade.
Já sobre a formação Paulo Santos, disse estar orgulhoso desta parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e de contar com a presença dos seleccionadores nacionais, pessoas que para ele, já deram provas de trabalho a nível do futebol nas várias modalidades.
Por isso, frisou ainda que a FCF pretende trabalhar nesta senda de capacitar treinadores, agentes desportivos e árbitros para que possa ter um desenvolvimento sustentável do futebol.
“Tenho o prazer de vos anunciar aqui que um dos autocarros adquiridos pela federação vai ser atribuído à ilha da Boa Vista”, informou o vice-presidente da federação, anunciando que esta oferta faz parte de desenvolvimento de projectos para permitir a inclusão das regiões desportivas e diminuir as assimetrias periféricas, e ainda o desenvolvimento do futebol nas várias variantes.
Por outro lado, José Luís Santos, presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, assegurou que a ilha vai aproveitar as excelentes condições naturais para realizar o inter-ilhas de praia.
Mas para isso, o edil informou que se ira realizar as competições regionais para seleccionar os melhores para representar a ilha de Boa Vista durante o Inter-ilhas de ‘beach soccer’, almejando que a selecção da ilha vença esse campeonato.
Para atingir este objectivo o edil desafiou aos clubes a dedicarem e tirarem proveito máximo das experiências e dos conhecimentos dos formadores tanto em treinamento, como em arbitragem para que possam elevar esta modalidade a um patamar que se deseja a nível nacional.
António Cardoso, um dos formadores, que é responsável pela arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, explicou que a formação terá um cariz original, centrado na arbitragem, em aspectos da liderança no processo competitivo e no papel dos árbitros e juízes desportivos.
O mesmo destacou a importância de saber “vender” a imagem e as decisões de forma a não defraudar as competições, que realçou ser uma aposta firme da Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Já o outro formador, o treinador-adjunto da selecção portuguesa de ‘beach soccer’, Luís Birro, disse ser um privilégio administrar esta formação e espera contribuir com algo que seja positivo para permitir que os formandos venham a ser representantes do desporto de Cabo Verde e orgulhar o país.

Dans la même catégorie