MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Cabo Verde prevê eliminação de transmissão vertical VIH/Sida em 2024


  1 Décembre      87        Santé (15383),

 

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – O plano estratégico do sector da saúde no domínio VIH/Sida prevê a eliminação de transmissão vertical em 2024 e prepara Cabo Verde para o cumprimento dos ODS visando a eliminação da sida na população em geral em 2030.
A informação é da secretária executiva da CCS/Sida, Celina Ferreira, em entrevista à Inforpress para falar da situação da transmissão mãe/filho do VIH em Cabo Verde no dia em que se assinala o Dia Mundial contra HIV/Sida.
“Neste momento, 99% das crianças expostas ao VIH, ou seja, nascidas de mães seropositivas são saudáveis. Isso é um grande ganho para o país. Nós estamos num processo de certificação da eliminação do VIH e da sífilis de mãe para filho, é um desígnio nacional, mas o esforço é obter a certificação em 2024”, disse.
Para além da certificação de transmissão vertical do VIH/Sida, Celina Ferreira avançou ainda a intenção do país em manter o plano de eliminar a Sida na população em geral, cumprindo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.
“Estamos a trabalhar para isso e contamos com todos os parceiros nacionais e internacionais para o alcance desta meta que requer esforço e trabalho em várias dimensões”, frisou.
Para a secretária executiva da CCS/Sida esse trabalho só é possível com o apoio financeiro do Governo, do Fundo Global para VIH/Sida, Tuberculose e Paludismo PNUD, UNICEF, FNUAP, Cooperação Luxemburguesa, que contribui muito nos serviços de proximidade de populações mais afectadas, e parceiros privados.

Dans la même catégorie